Cultura Underground – Os Belos Tubérculos

Uns são apaixonados pelo sol, outros só vivem onde há uma sobra. Existem legumes que vivem aos nossos pés ou e outros nas entranhas da terra. Esses últimos durante anos foram rejeitados e mal interpretados. Diziam que eram venenosos, coisas do diabo! Imagina.. Em pensar que poucos séculos mais tarde elas salvariam civilizações da extinção! E sabem porque? Porque vivem no subterrâneo, resistem ao frio e as doenças.
Um VIVA para paras as batatas, para as beterrabas, as mandiocas, as mandioquinhas, as cebouras e todas essas coisas lindas e deliciosas que vivem no mundo underground!

Agora as receitas:

Chips de Legumes
4 a 6  mandiocas, mandioquinha, cenoura, nabo, beterraba…
óleo de canola
flor de sal

Pré-aqueça o óleo. Corte os legumes em fatias bem finas. Quando o óleo estiver bem quente frite os legumes, apenas 8 fatias de cada vez, o mesmo vegetais, de 1 a 2 minutos ou até que estejam douradas. Escorra em papel absorvente. Salgue com flor de sal.

Hummus de Beterraba
4 beterrabas, cozidas, descascados e em cubos *
2 colheres de sopa de tahine (pasta de semente de gergelim)
5 colheres de sopa de suco de limão 1 dente de alho pequeno picado
1 colher de sopa de cominho em pó
raspas de 2 limões sal e pimenta a gosto

* Para cozinhar as beterrabas, limpe-as bem, coloque em uma forma com um dedo de água e leve ao forno 180graus até ficar macia. Descasque e corne em cubos.
Coloque todos os ingredientes em um processador (ou liquidificador) e pulse até ficar liso. Prove e ajuste o temperos.

Legumes assados com balsâmico e pesto de espinafre
450g cenouras pequenas
450g beterrabas pequenas
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico sal e pimenta a gosto
1 punhado de folhas de espinafre fresco
1 dente de alho grande, picado
2 colheres de chá de manteiga sem sal
1/2 xícara de creme de leite fresco
1/3 xícara de queijo parmesão
suco de 1 limão sal e pimenta a gosto
Descasque as beterrabas e cenouras. Pré-aqueça o forno a 200graus. Forre uma assadeira com papel manteiga ou papel alumínio. Regue os legumes com azeite, junte sal e pimenta. Polvilhe metade do balsâmico e misture. Asse os legumes na prateleira do meio do forno por 30-40 minutos até que fiquem macias.
Enquanto os legumes estão cozinhando, faça o espinafre. Cozinhe o espinafre numa panelinha a vapor por 1 ou 2 minutos. Retire e deixe esfriar. Esprema para retirar a água e pique bem.. Em uma panela média em fogo médio baixo, adicione um fio de azeite e o alho picado, deixe cozinhar por aproximadamente um minuto. Adicione a manteiga e misture. Adicione o espinafre picado e creme de leite e misture. Cozinhe até o espinafre absorve a maior parte do creme. Junte o parmesão, algumas pitadas de sal e pimenta. Com a ajude de um mixer faça um molho um molho com o espinafre e o creme, mas não liquidifique demais, alguns pedaços são muito bem vindos. Adicione o suco de limão aos poucos, vá testando conforme seu paldar. Cubra-o para manter aquecido.
Quando os legumes estiverem prontos, deixe-os esfriar um pouco e regue com o balsâmico restante. Faça um prato com o legumes e regue com o molho. Fica divino como acompanhamento de carnes ou como prato principal em um menu vegetariano acompanhado de um salada e/ou um arroz negro.

Batata Doce com Pimenta
2kl de batata doce
2/3 de xícara de geléia de pimenta
1/3 de vinagre de vinho tinto
coentro picado
suco de um limão

 

Descasque as batatas doces e corte em cubos pequenos. Coloque em uma assadeira grande untada, tente não sobrepo-las, se puder use duas assadeiras, cubra com papel alumínio. Asse no forno 200g por 15min. Descubra, e asse por mais uns 20 minutos até ficar macia. Gire e sacuda a assadeira de tempos em tempos.
Enquanto isso, coloque a geléia no microondas para que ela amoleça (cerca de 20s). Adicione o vinagre e misture. Quandos as batatas estiverem macias jogue sobre elas a geléia e revire-os com uma espátula até cobrir as batatas. Volte para o forno essa por mais 10 minutos. Sempre sacudindo a assadeira para que as batatas virem e não torrem demais de um lado seco.
Transfira para uma tigela, jogue o coentro o suco de limão, salgue a gosto, sirva e corra para os abraços e beijos calorosos!

Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim 

fonte e fotos: http://www.sproutedkitchen.com, http://www.simplyrecipes.com, http://www.myrecipes.com/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>