Croissant de Amêndoas, a receita perfeita

almond_croissants_ingredients

Este post não vai te ensinar a fazer croissant. Até porque eu mesma nunca faço em casa. Não acho que vá ficar melhor do que o da padaria que tenho aqui perto da  casa, além do trabalho que dá a massa folheada. Enfim. Vim dar uma idéia receita (absolutamente magnifica por sinal) que aprendi num dos blogs que mais amo o Chocolate and Zucchini. Ela foi feita para você usar com aqueles croissants que encontra perto da sua casa e que podem ou não ser tão bom quanto os franceses, mas certamente irão crescer e se transformar com esta receita caseira de croissant de amêndoas que eu vou te passar agora.

Esta receita de croissant de amêndoas você pode inclusive deve fazer com croissants comprados um dia antes. É recomendado fazer com croissants de véspera pois o croissant será embebido em uma deliciosa calda para umidece-lo.

Isso posto, vamos a receita:

almond_croissants-2

Croissant de amêndoas

8 croissants comprados no dia anterior, aproximadamente 70 gramas (cada
70 gramas de amêndoas lâminadas
Açúcar de confeiteiro
Para a calda:
240ml de água
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de rum escuro (opcional)
Para o recheio de amêndoa (crème d’amande):
100 gramas de açúcar
100 gramas de farinha de amêndoa
1/2 colher de chá de sal
100 gramas de manteiga sem sal, em cubos
¼ colher de chá de extrato de amêndoa
2 ovos grandes orgânicos ou capiras

Prepare a calda: combine 240 ml de água, com o açúcar e o rum (se estiver usando) em uma panela. Deixe ferver em fogo médio, e cozinhe por um minuto, mexendo até dissolver o açucar. Retire do fogo e deixe esfriar.

almond_croissants_prep-3

Prepare o recheio de amêndoa: numa tigela ou num processador de alimentos, combine o açúcar, a farinha de amêndoa, o sal e a manteiga, bata com a ajuda de um mixer até ficar bem misturado e homogêneo.

almond_croissants_prep
Adicione o extrato de amêndoa e os ovos, um a um, e mixe até ficar cremoso. (Você também pode fazer esta etapa a mão com uma espátula.)

almond_croissants_prep-2

Pré-aqueça o forno a 180 ° C e forre uma assadeira com papel manteiga ou tapete de silicone.
Usando uma faca de pão, abra os croissants na metade, deixando uma “dobradiça” em um lado para que eles não fiquem completamente divididos.
Um croissant de cada vez, com ajuda de um pincel, passe generosamente a calda por todo o croissant. Ele deve ficar bastante úmido.

almond_croissants_prep-4

Espalhe no interior do croissant duas colheres de sopa do creme de amêndoa. Coloque sobre a assadeira e repita com os croissants restantes.

almond_croissants_prep-5
Passe no topo de cada croissant outra colher de sopa do recheio do creme de amêndoa, e salpique com as amêndoas lâminadas.

almond_croissants_prep-6

Asse por 12 a 15 minutos, até que o creme de amêndoa fique firme e dourado. Retire do forno e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

almond_croissants-2

Sirva, ligeiramente quente ou à temperatura ambiente.

Dicas:
A receita pode facilmente ser reduzida para metade se você tiver menos croissants para preencher.
Você pode fazer a calda e o crème d’amandes com um dia de antecedência: coloque em recipientes herméticos, e refrigere.

Receita e Fotos do inspirador e maravilhoso: http://chocolateandzucchini.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>