Cozinhando com café

Coffee-Bean-n8nnsqctupxd53pw3x0afrvkjjpcnbktzouidhjc48

Demorei para acreditar. Mais ainda para testar receitas. Até hoje não posso dizer que gosto de receitas com café (balas de café? eca, to fora).
Mas tive que dar o braço a torcer e vir aqui pra te dizer que cozinhar com café pode ser legal. Muito legal.

Frango Marinado ao Café

bfcc69cf-f151-4704-a3f9-24108439fc3c--042611F_632

1 frango com cerca de 2kg orgânico inteiro
2 1/2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 xícaras leite semi desnatado

Para a marinada de café

1/2 litro de café quente recém preparado
8,5g de sal
2 colheres de chá de pimenta preta inteira
3 anis estrelados
1 colher de chá de cravos
2 laranjas sem casca cortadas na metade
400g de gelo

Junte o sal, a pimenta, anis estrelado e cravo num pote pequeno. Esmague levemente as especiarias com a parte de trás de uma colher grande ou use um pilão. Esprema as laranja sobre as especiarias e depois adicione os bagaços. Despeje o café quente sobre esta mistura, mexa e cubra. Deixe coberta por dez minutos.
Enquanto isso pegue o frango e coloque dentro de um saco grande de congelamento ou qualquer outro saco plastico grande. Reserve.
Coloque o gelo em uma tigela grande. Adicione a marinada feita com o café e mexa até o gelo derreter. Despeje a marinada no saco com frango (incluindo o bagaço da laranjas), feche e deixe a mistura com o frango à temperatura ambiente durante duas a três horas. Em seguida, remova o bagaço da laranja a deixe o frango por uma hora na geladeira.

Pré-aqueça o forno a 190 graus. Retire o frango da geladeira, cubra e esfregue todos os lados com açúcar mascavo e com a manteiga previamente derretida. Adicione o leite, cubra com papel aluminio e coloque no forno. Cozinhe por uma hora. Remova o papel alumínio. Continue a cozinhar por mais 30 a 40 minutos, ou até se tiver um termometro de carne, temperatura interna de frango chegar a 165 graus.

Muffins Chocolate Coffee Toffee Crunch

chocolate-coffee-toffee-crunch-muffins

 

Para os muffins
2 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de café em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
1 1/2 xícara de iogurte grego
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara gotas de chocolate

Para a cobertura
1/4 xícara de farinha
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de manteiga, à temperatura ambiente
instruções
Pré-aqueça o forno a 190 graus.
Prepare as forminhas de muffi

Para os muffins:
Em uma tigela grande, combine a farinha, o açúcar mascavo, o pó de cacau peneirado, o café em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal.

Em uma tigela pequena, combine a manteiga derretida, o iogurte grego, ovos e baunilha. Despeje a mistura de liquida na mistura de farinha e misture até combinar. Adicione as gotas de chocolate. Não trabalhe demais a massa.

Divida a massa uniformemente na forma de muffin.

Em uma tigela pequena, combine a farinha, açúcar. Corte a manteiga em cubos e junte a mistura usando a ponta dos dedos. Com a ajuda de uma colher de sopa jogue mistura sobre cada muffin.

Asse por cerca de 20 minutos, ou até passarem no teste do palito ((ao inserir o palito no centro do muffin ele deve sair limpo). Transfira forma de muffins para uma grelha para esfriar por 5 minutos antes de remover os muffins espere esfriar completamente.

Bolo com brigadeiro de café

87329ff2-94ef-4d77-be27-645b2e399615--2016-0222_vietnamese-coffee-cake_james-ransom-057

Para a massa
210 gramas de farinha
105 gramas farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 colheres de sopa de café instantâneo
1/2 colher de chá de cardamomo moído (ou um pouco menos, se você não estiver acostumado com o sabor)
1/2 colher de chá de sal
90 gramas de açúcar
210 gramas de açúcar mascavo
113 gramas de manteiga, sem sal e temperatura ambiente
285 gramas de iogurte natural
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
2 ovos

Para o brigadeiro de café
395 gramas (uma lata) leite condensado
3 colheres de sopa de café forte
1 colher de sopa de manteiga sem sal
60 gramas de creme pesado de leite fresco (opcional)

Pré-aqueça o seu forno a 180graus Unte bem o fundo de uma forma de bolo redonda de 25cm mais ou menos e reserve. Bata a manteiga e ambos os açúcares por cerca de 3 a 5 minutos, até ficar muito leve e fofa. Adicione os ovos um de cada vez, misturando muito bem entre cada adição. Enquanto isso, misture o café instantâneo com o iogurte, para dissolver um pouco. Em outra tigela, misture as farinhas, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e o cardamomo. Adicione metade dos seus ingredientes secos na tigela do creme, em baixa velocidade até incorporar. Em seguida, adicione metade do iogurte com café, misture. Depois jogue farinha e iogurte restantes, e misture em velocidade baixa até que tudo esteja bem incorporado, não trabalhe demais a massa. Coloque a mistura na forma preparada e asse por cerca de 30 a 35 minutos, ou até passar no teste do paliro (ao inserir o palito no centro do bolo ele deve sair limpo).

Enquanto o bolo esfria, faça o brigadeiro.
Em uma panela, combine o leite condensado, o café e 1 colher de sopa de manteiga. Em fogo médio-baixo, continue misturando-o com uma colher de pau até engrossar e ver o fundo, desligue o fogo. Se for usar o creme de leite use no final quando o brigadeiro já estiver pronto, ele irá imprestar cremosidade. Despeje o brigadeiro no bolo quando estiver frio. Sirva.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>