Chili con Carne

receita chili con carne

Provavelmente, assim como eu, alguns de vocês foram criados a base de muita carne moída.
Eu tenho absoluta adoração por este prato que tem diferentes versões em diferentes casas. Essa é uma receita para fugir do trivial mas sem deixar de manter o espírito.

Os vegetais são básicos e o feijão depois de deixado de molho deve ser cozido al dente e a pouca agua com sal lentamente para melhor controle ou 30 minutos na panela de pressão.

Voce pode usar o feijão enlatado, ele funciorá bem nesta receita aqui.

É livre tambem a escolha do pedaço de carne a ser moído: acém, patinho, colchão duro, fraldinha… pra mim pouco importa desde que seja fresca e de preferencia moída na hora.

Esta é uma receita básica. Sinta-se livre para adicionar ou subtrair ingredientes e ajustar o como quiser.

Chili Con Carne – Eu como sim

70g de bacon, picado
1 kg de carne moída
1 cebola grande, cortada em cubos
1 cenoura média, cortada em cubos
1 pimentão verde sem casca, cortado em cubos
1 pimentão vermelho sem casca, cortado em cubos
3 dentes de alho picados
Bastante pimenta do reino
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de orégano
1 colher de sopa de sal
1 lata de tomate pelado picado
3 xícaras de carne (caseiro ou em cubo)
3 xícaras de feijão preto ou vermelho cozido al dente com sal, ou duas latas de feijão
1 de milho verde (de preferencia fresco ou congelado, opcional)
1 colher de sopa de molho inglês
1 a 3 colheres de chá de Tabasco
Queijo ralado grosso, para servir

Frite o bacon em fogo alto até ficar crocante. Retire o bacon com uma escumadeira e coloque-a em uma toalha de papel para escorrer. Deixe uma colher de chá de gordura na panela. Reduza o fogo para médio e cozinhe a cebola até ficar translúcida. Polvilhe a cebola com um pouco de sal enquanto elas cozinham, adicione o pimentão e cozinhe até eles começarem a amolecer.

Em outra panela refogue a carne. Faça isso em lotes pois ela solta muito agua. Sele-a bem de todos os lados e, em seguida, transfira para um prato. Repita com o restante da carne e reserve.

Abra um espaço no meio da panela da cebola, coloque e cozinhe o alho por cerca de 30 segundos e misture. Junte as especiarias e cozinhe por cerca de 30 segundos. Adicione o tomate, raspe o fundo da frigideira para que o sabor se difuse por todo o molho, quando estiver borbulhando, junte o caldo de carne, a carne moída e o bacon, deixe ferver e, em seguida, abaixe o fogo. Cozinhe por pelo menos 40 minutos, você pode também continuar cozinhado por uma hora ou mais. Quanto mais tempo cozinhar, com mais sabor a carne ficará.
Trinta minutos antes que você for servir, adicione o feijão parcialmente cozidos. (Se estiver usando feijões enlatados, junte mais para frente, com o milho). Cinco minutos antes de servir, misture o milho, o molho inglês e o tabasco. Prove e ajuste o sal e os temperos.
Sirva em pratos individuais com queijo ralado.

As sobras podem ser guardadas na geladeira e re-aquecida em até uma semana, ou congeladas por até três meses.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>