Cebolas Caramelizada Perfeitas

Se você já provou verdadeiras cebolas caramelizadas, então você sabe quão mágicas elas são. Essas fatias de cebola, de textura densa e sabor complexo, têm o poder de transformar completamente qualquer coisa e tudo o que tocam. Mas se você já fez, você sabe que o processo pode ser complicado.

Embora não seja particularmente difícil, existem algumas armadilhas potenciais ao longo do caminho que pode descarrilar totalmente seu lote de cebolas caramelizadas. Certifique-se de permanecer na pista, evitando erros comuns.

Não corte as cebolas muito finas.
Quando cru, fatias super finas de cebola são ideais, mas a é história diferente quando você vai caramelizar. Se as cebolas são fatiadas muito finas, correm o risco de queimar facilmente.

Logo siga essa regra de ouro: As cebolas devem ser cortadas finas, porém não muito finas (também não muito espessa). E é também importante cortar as cebolas em fatias uniformes.

corte cebola

Não use o calor muito alto.
Caramelizar cebolas não é um processo rápido; Pode ser tentador aumentar o calor para acelerar o processo, mas isso é a pior coisa que você pode fazer.

Cebolas caramelizadas exigem tempo e paciência. Você não pode apressar o tipo de mágica que as cebolas caramelizadas trazem com elas.

Não pare de mexer
Fazer cebolas caramelizadas no fogão é um projeto que exige dedicação. Sua ausência de perto da panela poderá ocasionar cebolas cozidas ou queimadas desigualmente.
Para impedir que queimem, é essencial verificar e agitar as cebolas a cada 5 a 10 minutos.

De novo, tenha paciência.
Pode ser tentador parar de cozinha-las logo que começam a amolecer e ficarem douradas, mas resista! Elas ainda não estão completamente prontas – elas precisam de mais tempo. As cebolas caramelizadas devem ser bem mais escuras do que douradas.

Tenha em mente que o processo de caramelização pode durar entre 40 a 50 minutos (pelo menos).

processo cebola caramelizada

Ao final não esqueça o “deglacê”
Este passo pode ser um dos mais importantes e muitas pessoas esquecem completamente. As cebolas soltam um resíduo pegajoso no fundo da panela que pode ser facilmente confundido com a queimado. Alguns chama isso de “fond”, eu chamo isso de “ouro” pois tem muito, mas muito sabor!
Retire as cebolas, pegue um liquido (pode ser vinho tinto, caldo de legumes ou até mesmo água) e jogue na panela para raspar todo esse ouro do fundo da panela. Deixe evaporar ligeiramente e incorpore em cima da cebola. Misture tudo e voilá!

Receita básica Cebolas Caramelizadas

cebolas caramelizadas interna

2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 cebolas em fatias (cerca de 4 xícaras)
sal
Pimenta preta moída na hora
vinho tinto

Em uma frigideira grande derreta a manteiga em fogo médio-baixo até espumar.
Adicione as cebolas, e deixe-as cozinhar, mexendo sempre, até que estejam escuras e caramelizadas, cerca de 45 minutos. Tempere bem com sal e pimenta, retire da panela e deixe esfriar. Com um jato de vinho faça da deglaçage da panela e incorpore nas cebolas. Coloque num pote de vidro, guarde na geladeira e use sem moderação.

One Comment

  1. Karen,

    Amo o seu blog e todas as suas receitas! Acompanho de pertinho, para não perder nada!

    Caso seja possível, adoraria conhecer a sua receita de moules frites, um dos pratos franceses que mais gosto!

    Obrigada!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>