Caramel au beurre salé, história e receita

Conta-se que em 1343, o Rei Felipe VI criou na França o “imposto sobre o sal”, tornando-o artigo de luxo. A manteiga salgada amplamente consumida nos lares franceses, foi substituída pela manteiga sem sal. Porém, nos reinos vizinhos, que até então não faziam parte da França, como a Bretanha por exemplo, esta lei não foi aplicada, logo a manteiga lá continuou salgada tornando-se um dos símbolos daquela região. No entanto, ainda hoje em todas as outras regiões do país devido ao imposto daquela época, permaneceu o costume de comer manteiga sem sal. 

Já o Caramelo, era uma receita clássica feita com açúcar e creme, conhecida na França há centenas de anos, e foi só em 1977 que um chocolatier da cidade de Quiberon, no costa oeste da Bretagne, resolveu experimentar colocar um grande pedaço de manteiga salgada no caramelo, mudando completamente seu gosto e criando assim o doce mais querido pelos franceses: Caramel au Beurre Salé.
Receita:
Caramel au beurre salé
160g de açucar
80g de manteiga com sal
200ml de creme de leite fresco
Em uma panelinha derreter o açucar até virar uma calda ambar, leva de 3 a 4 minutos.. Em outra panelinha esquentar o creme de leite até levantar fervura, reserve.
Quando o açucar estiver pronto, fora do fogo, adicionar o creme sem parar de mexer, de pouquinho em pouquinho, até que ele fique completamente incorporado. Se embolotar um pouco não tem problema, volta para fogo bem baixo e continue mexendo. Adicione a manteiga, misture bem e coloque em um pote de preferencia de vidro.
As maneiras de comer são inúmeras: com sorvete, com frutas, no recheio de crepes (outra iguaria bretã), bombons, bolos..
Você ainda pode adicionar: nozes e castanhas se quiser.
Eu gosto muito de comer à colheradas, com uma pitadinha de flor de sal em cima.fonte: http://www.caramelaubeurresale.net

7 Comments

  1. Receita ótima de caramelo

  2. Eu não tenho creme de leite fresco na minha cidade. Já li algumas dicas de como driblar isso, seja fazendo em casa ou colocando uma lata de creme de leite no freezer e depois descartando o soro… Enfim, queria saber se podemos substituir o creme de leite fresco por nata, que se acha em supermercado? Obrigada!

  3. Pingback: Banoffee a torta deliciosa mais rápida do oeste | Eu como sim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>