Borsch, com beterrabas assadas

É possível, e muito provável, que você leia esta receita de Borsch e diga: Ah, minha vó não fazia assim! ou Eu não aprendi dessa maneira… ainda creio que receberei comentários dos tipo: tá tudo errado! Blasfêmia! Esta moça aí não sabe nada! Pode ser que eu não saiba nada mesmo, mas o que eu sei que é que o Borsch não é uma receita somente, ela um patrimônio gastronômico da Europa Oriental, e como tal, tem milhares de versões!

Sobre o Borsch: 

O borsch, também chamado de bortch ou borstch é uma sopa preparada em vários países eslavos.

Geralmente contém beterraba, o que lhe dá uma cor vermelha forte. Outros ingredientes adicionais habituais, dependendo do país, da família e do que se tem a mão, são: feijão, repolho, cenoura, pepino, batata, cebola, tomate que são normalmente cozidos separadamente da beterraba. Também acrescenta-se cogumelos e carne (frango, porco ou vaca) quando se encontra.

Minha amiga russa me disse uma vez que um bom borsch deve ser grosso e para obter a textura certa nunca devemos acrescentar mais de uma xícara de caldo ou agua por pessoa.

Ainda segundo ela, é comumente aceito que a borsch vem originalmente da Ucrânia, porém até o ucranianos sabem que o Borsch faz parte do patrimônio culinário local de vários países da Europa Oriental e Central. A sopa chama-se barščiai na Lituânia, barzcz na Polónia, боршч na Bielorrússia, борщ na Rússia e Bortsch na Ucrânia.

Isso posto vamos a receita favorita desta que vos fala.
E porque ela é minha favorita? Pelo simples fato de assarmos as beterrabas antes de cozinhar, o que dará um sabor todo especial a elas.

2013-11-04-r-simple-roasted-beet-borscht1

Borsch Eu como sim

4 beterrabas grandes, descascadas e cortadas em pedaços (cerca de 6 xícaras)
2 colheres de sopa de óleo neutro (canola ou girassol)
sal e pimenta
1 cebola picada
2 colheres de sopa de óleo neutro (canola ou girassol)
5 xícaras de caldo de legumes (se preferir pode usar caldo de carne)
dill (endro) fresco (1 grande ramo para temperar a sopa e algumas outras folhas para decorar)
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto (importante!)
sal e pimenta a gosto
creme azedo ou iogurte grego para finalizar

Preaqueça o forno a 190graus. Coloque as beterrabas em uma assadeira grande. Regue com 2 colheres de sopa de óleo e uma boa pitada de sal e pimenta.  Asse as beterrabas e mude-as de posição duas vezes durante os 40 minutos que estiverem no forno (ou até que uma faca de lâmina fina perfure um pedaço de beterraba com pouca resistência). Quando as beterrabas  estiverem assadas espere esfriar um pouco e pique-as o mais fino possível.

roast-beetroot-20160105141246~q75,dx800y-u1r1g0,c--

Coloque as outras 2 colheres de sopa de óleo em uma frigideira funda ou panela média e aqueça em fogo médio-alto. Adicione a cebola picada e cozinhe até ficar macia (cerca de 3 minutos). Abaixe o fogo para médio-baixo e continue cozinhando as cebolas por mais 10 a 15 minutos.

Adicione as beterrabas, juntamente com o ramo de dill e caldo e o caldo de legumes. Aumente o fogo para médio-alto e leve até a sopa  ferver. Ferveu, reduza o fogo para médio-baixo, cubra e cozinhe, mexendo ocasionalmente por cerca de 10 minutos.

Adicione o vinagre de vinho, o sal e a pimenta. Prove. Conforme seu paladar voce pode adicionar um pouco mais de vinagre, eu sempre adiciono um pouco mais pois gosto dela mais acida, mas veja o que você prefere…

Remova o ramo de dill da sopa e descarte. Pique as folhas que sobraram e polvilhe as folhas frescas no borscht reservando algumas ainda.

Coloque a sopa nas tigelas, sirva com um colher de iogurte grego e decore com umas folhinhas de dill.

 

 

One Comment

  1. Que coincidência, tô lendo aqui na Polônia! O barzcz aqui é um caldo bem ralo, nada a ver com o da Rússia – só tem o mesmo nome e ingrediente.
    Bj!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>