Bolo Zebra – Confort food

Na casa de minha mãe, cozinheira de mão cheia que ela é, todo fim de semana tinha bolo. Tambem estipulei esta tradição aqui em casa.

Os meus preferidos eram e até hoje são os chamados bolos secos. Aqueles sem cobertura nem recheio ideal para comer de lanche no meio da tarde ou no café da manhã. Segue aqui uma das minhas receitas favoritas que além de tudo, é linda de morer:

Bolo Zebra

85877184_o

4 ovos
200g de açúcar
250g de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
85g de manteiga derretida
85ml de leite semi- desnatado
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 180 ° C.

Unte e enfarinhe uma forma grande de bolo (cerca de 26cm) e reserve.

Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve com 100g do açucar.

Em outra tigela, adicione as gemas ao restante do açúcar. Bata por uns bons 5 minutos. Adicione o leite e a manteiga, a manteiga derretida e bata até incorporar. A mão com uma espatula, adicione farinha peneirada e o fermento em pó. Por fim, adicione a mistura de base em claras em neve, em 3 etapas e mexa delicadamente.

Divida a massa em duas partes iguais e despeje em duas tigelas. Retire 3 colheres de sopa de massa com uma tigela e coloque na outra. Nesta  massa que voce adicionou as 3 colheres junte as 2 colheres de sopa de cacau sem açúcar. Misture . Na outra adicione o extrato de baunilha misture.

Agora imporrtante: Com uma colher, despeje alternadamente no centro da forma a massa de chocolate e  uma colher de sopa de massa de baunilha até acabarem as duas. Usando esta técnica, você terá certeza que ele ficará lindamente marmorizado!

Asse por 25 a 30 minutos.

Bom fim de semana!

foto: www.chezrequia.com

2 Comments

  1. Procurei esta receita e não consegui encontrar. Vou fazer hj e matar a vontade. Espero q eu consiga acertar.
    Obrigada

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>