Bolo sem farinha de chocolate com pêras

Sempre achei e ainda acho que pêras casam melhor com chocolate do que maça. Assim como também acho que limão e framboesa vão melhor com chocolate branco do que ao leite. Laranja e menta são parceiros perfeitos para o chocolate amargo.E para o chocolate a leite deixo tudo que é crocante, as bananas e os morangos…São reflexões que adoro fazer em tardes de sexta feira como essa…

A receita abaixo é para aproveitar que esta na época de achar belas pêras no Brasil.
Este bolo não leva farinha, não tem segredo e faz bonito.
IMG_1727

Bolo se farinha de Chocolate com pêra

85g de manteiga , mais 1 colher de sopa extra para untar a forma
85g de açúcar demarana (aquele dourado, senão achar pode usar o branco mesmo), mais uma ou duas colheres para untar a forma
85g de chocolate amargo de boa qualidade, quebrado em pedaços
1 colher de sopa de conhaque
3 ovos , separados
85g avelãs torrado no forno 180 graus por 10 a 15m e triturados no processador de alimentos (é opcional mas eu recomendo fortemente!)
4 pêras muito maduras , descascadas , cortados ao meio e sem caroço
açúcar de confeiteiro , para polvilhar

Corte um círculo de papel vegetal para cubrir a base de uma forma de fundo removível de 25 centímetros . Derreta 1 colher de sopa de manteiga e pincele no interior da forma, depois coloque o circulo na forma e com um pincel unte novamente toda a forma, inclusive as laterais com mais manteiga. Jogue na forma 1 ou 2 colheres de sopa do açúcar, agite para que a base e os lados fiquem açucarados, em seguida, incline e jogue fora o excesso de açucar.
Aqueça o forno a 180 graus. Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria, retire do fogo , junte o conhaque e deixe esfriar. Bata as gemas com o açúcar em uma tigela até a mistura ficar pálida e espessa. Junte as gemas no chocolate e em seguida as avelãs.
Em outra tigela, bata as claras em neve até atingirem um pico macio (não bata em demasia). Misture uma colher das claras na mistura de chocolate, em seguida, junte cuidadosamente o resto em duas adições, não mexa demais senão o bolo não vai crescer. Coloque a massa na forma e coloque as peras sobre a massa com o corte para baixo. Leve ao forno por 40 minutos até que as peras estejão com um colorido suave e o bolo esteja cozido. Deixe esfriar um pouco na forma antes de abri-la, em seguida, coloque sobre uma grade para esfriar completamente . Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva quente ou fria.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>