Bolo de frutas secas

Aqui uma receita bem gostosa para você fazer para sua família ou dar de presente para quem ama nesta que é a festa mais saborosa do ano!

Capture d’écran 2014-12-12 à 11.40.08

Bolo de frutas secas

100g de manteiga amolecida + 10g para a forma
60g de açúcar de confeiteiro
2 ovos
65g de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
2 cardamomos verde
65g de passas
50g de nozes
50g de figos secos
50g de damasco seco

Preaqueça o forno a 160 graus.

Coloque a manteiga amolecida e açúcar de confeiteiro em uma tigela e bata até a mistura embranquecer. Em seguida, adicione os ovos, um de cada vez, sem parar de bater até obter uma massa lisa. Se não ficar lisa, aqueça a massa ligeiramente em banho-maria e continue mexendo fortemente até que a massa fique lisa.  Na batedeira, a massa vai bem. A mão o processo deve ser um pouco mais complicado, mas não desista!

Capture d’écran 2014-12-12 à 11.47.26

Quebre os cardamomo ao meio, em seguida com a faca precione levemente as sementes para quebra-las e soltar o aroma. Misture a farinha, o fermento em pó, as sementes de cardamomo, as passas, os figos, os damascos e as nozes picadas grosseiramente. Adicione à massa.

Unte uma forma de pão e cubra com papel manteiga (o fundo e as bordas) pra facilitar a remoção.

Despeje a massa na forma. Ele deve ser cheio até 2/3 da sua altura. Leve ao forno a 160 ° C (gás marca 5/6) e asse por cerca de 50 minutos.  Depois de sair do forno, desenforme e deixe o bolo esfriar sobre uma grade.

Capture d’écran 2014-12-12 à 11.40.38

A característica deste bolo está a ser cozido a uma temperatura baixa, o que se dispersa bem todos os aromas e sabor de manteiga.

4 Comments

  1. Ola! Qual o tamanho da forma? Bjs, Renata!

  2. Pode ser farinha de amendoas?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>