Bolo de chocolate levissimo com calda de vinho tinto

Um bolo de chocolate que não é para crianças… O segredo aqui, de novo, são os bons ingredientes. Invista em um excelente chocolate amargo 70% cacau no minímo, uma boa mateiga sem sal e um bom vinho tinto. Ele fára a diferença no gosto final da cobertura. A vantagem é que ainda sobrará bastante para você tomar!

Bolo de chocolate amargo com calda de vinho

Bolo de chocolate levissimo com calda de vinho tinto

1 xícara manteiga sem sal, cortada em pedaços

⅓ xícara de farinha de trigo

230g chocolate amargo (pelo menos 70% de cacau), picado

1 xícara de açúcar

4 ovos grandes

¾ colher de chá de sal

Para Calda

230g chocolate amargo (pelo menos 70% de cacau), finamente picado

¼ xícara de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços

½ colher de chá de sal

½ xícara de açúcar de confeiteiro

½ xícara de vinho tinto (Pinot Noir é o meu favorito para esta receita)

Preaqueça o forno a 165 graus. Unte uma forma de fundo removível com manteiga e farinha. Derreta o chocolate, com o açúcar e a manteiga em banho maria mexendo sempre, até que o chocolate esteja quase completamente derretido, cerca de 3 minutos; retire do fogo e continue a mexer até que o chocolate esteja completamente derretido.
Deixe esfriar completamente.

Transfira esta mistura de chocolate para a tigela da batedeira e em velocidade média, adicione os ovos 1 de cada vez, batendo bem após cada adição. Bata até que a mistura tenha uma consistência de mousse. Reduza a velocidade para baixa e adicione sal e ⅓ xícara de farinha; misture apenas até ficar homogêneo. Passe a massa para a forma untada.

Asse até  ver que a parte superior ficou firme e as laterais ligeiramente escurecidas, 55-65 minutos, faça o teste do palito no centro do bolo. Tire do forno e deixe sobre uma grade, espere o bolo esfriar completamente antes de desenformar.

para a Calda

Derreta o chocolate, a manteiga, e o sal em uma tigela em banho Maria mexendo sempre, até que o chocolate e a manteiga fiquem derretidos, cerca de 5 minutos. Misture o açúcar de confeiteiro.

Enquanto o chocolata derrete, leve o vinho para ferver em uma panela pequena, assim que ferver desligue.

Retire a mistura de chocolate do fogo e adicione ao vinho; com uma espatula misture os dois até engrossar pode levar de 5 a 10 minutos.

Coloque o bolo sobre uma grelha e despeje a calda. Com a ajuda de uma espatula espalhe a calda no topo e nas bordas. . Deixe o bolo repousar à temperatura ambiente até que a calda endureça de, 2-3 horas.

5 Comments

  1. Bom dia!
    É possível converter as medidas de manteiga de xícara para gramas?
    Obrigada.

  2. María de Fatima Faria Nunes says:

    Uma receita que dá água na boca! Qual o tipo e tamanho de forma utilizado?
    Grato

    • eu usei para este bolo redonda com fundo revestido em teflon de 22cm, pois queria o bolo alto. mas voce pode usar uma de 24 ou 26cm, quanto maior mais baxinho o bolo ficará.
      abs

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>