Babka (brioche recheado de chocolate ) a receita para amor eterno

Esta receita  de babka não é minha é do meu amigo (quem dera), muso, chef amado Yotam Ottolengui. No livro dele Jerusalem ele chama de Krantz Cake, aqui na minha casa eu chamo de Babka ou brioche recheado de chocolate. Ai na sua casa voce chama como voce quiser, claro.
Esta receita rende duas babkas. O que te dara a oportunidade de fazer com que alguem te ame pelo resto da vida, basta dar uma para ela de presente.

Fiz a receita a risca comforme esta no livro. Apesar de não ser dificil de fazer leva tempo. Ao meu ver isso faz com que ela fique ainda mais especial. A minha, eu fiz a massa na sexta a noite, abri e rechiei no sabado a tarde e só fui assar no domingo de manha.

Isso posto vamos a receita:

Babka (Krantz Cake) Yotam Ottolengui

530 gramas de farinha de trigo
100 gramas de açúcar
10 gramas de fermento biológico seco instantâneo (disolvido em 60 ml de agua morna)
Raspas de um limão
3 ovos grandes
120 ml de agua
1/3 colher de chá de sal
150 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente cortada em cubos do tamanho de um dado
Recheio
130 gramas de chocolate meio amargo, derretido em banho maria
120 gramas de manteiga sem sal, derretida (derreti no microondas)
50 gramas de açúcar de confeiteiro
30 gramas de cacau
100 nozes picada
2 colheres de sopa de açúcar
Xarope
260 gramas de açúcar
160 ml de agua

Coloque o acessorio gancho na batedeira (este é o acessório para bater massa pesada).

S_994738-MLB26347001169_112017-O
Coloque a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de limão na tigela da batedeira.
Misture por um minuto e em seguida adicione os ovos um a um e a agua em velocidade baixa.
Aumente a velocidade para média e bata por três minutos até a massa juntar. Adicione então o sal, e comece a acrescentar a manteiga cortada em cubos, aos poucos, bata até a manteiga derreter toda na massa e depois adicione mais. Continue batendo por dez minutos até a massa ficar lisa, elástica e brilhante.
É importante limpar as laterais com uma espátula para ajudar a massa se formar. No livro diz que talvez seja necessario acrescentar um pouquinho de farinha nas laterais da tigela para a massa desgrudar (eu não precisei)
Assim que voce ver que não tem mais massa grudada na tigela da batedeira, retire a massa e ponha-a a massa numa vasilha grande untada de óleo vegetal, cubra com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 12 horas, eu deixei de um dia para o outro. Ela vai dobrar de tamanho.

babka eu como sim 1

Unte duas formas de pão (eu usei 23 por 10 cm) com óleo vegetal e forre o fundo com um pedaço também untado de óleo, de papel manteiga. Reserve.
Enquanto a massa descansa (este passo pode ser feito no mesmo dia o no dia seguinte) prepare o recheio: misture o chocolate derretido à manteiga derretida. Acrescente o cacau e o açúcar de confeiteiro e misture bem para formar um creme.
Retire a massa da geladeira e divida-a massa em duas partes, deixe uma das partes na geladeira coberta com filme plástico.
Numa superfície enfarinhada, abra a massa nem retangulo de 38 por 28 cm. Levante a massa sisitematicamente enquanto abrir para se assegurar que esta não grudou, polvilhe mais um pouquinho de farinha, se necessário (não exagere para não endurecer a massa!). Assim que atingir o tamanho ideal, apare as extremidades com uma faca para obter um retângulo perfeito.
Use uma espátula ou uma faca redonda para espalhar a metade do creme de chocolate na massa, deixando uma borda de dois centímetros em todo redor. Salpique com metade das nozes picadas e polvilhe com uma colher de açúcar.

babka eu como sim 2
Agora, com muito cuidado, comece a enrolar a massa no sentido do cumprimento, apertando levemente. Molhe a borda oposta a qual você está enrolando com um pouco de agua para selar o rolo de massa. Apare as pontas do rolo com uma faca.

babka eu como sim 3

babka eu como sim 4
Agora com cuidado, com uma faca bem afiada corte o rolo de massa na vertical. Tenha a forma preparada por perto. Pegue com uma mão uma metade da massa cortada e com a outra mão a outra metade com cuidado, trance a massa três vezes. Sempre com cuidado, levante a trança toda e ponha na forma preparada. Cubra com um pano e deixe num local a temperatura ambiente, por cerca de 2h. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Depois que a massa tiver crescido, leve as babkas ao forno quente por 25 a 30 minutos até dourar a superfície e o palito sair limpo. Faça o mesmo procedimento com a outra massa.

babka eu como sim 5
Enquanto as Babkas assam, prepare a calda.
Ponha o açúcar e a agua numa panela pequena e leve ao fogo. Assim que ferver e o açúcar derreter, desligue o fogo e deixe a calda esfriar um pouco. Quando as babkas estiverem assados retire-as do forno e imediatamente cubra com a calda. Deixe os brioches esfriarem na forma para absorverem bem a calda. Desenforme quando estiverem a temperatura ambiente. A Babka dura de 2 a 3 dias se bem embrulhado fora da geladeira. E voce pode congela-la depois de pronta por até duas semanas.

babka eu como sim 6

2 Comments

  1. WANDERLEA MAGALHAES SIQUEIRA says:

    Nao entendi muito bem como se tranca o brioche.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>