Abobrinha pouca é bobagem! 3 receitas pra se jogar

É hora de aproveitar a boa safra e criar pratos com abobrinha, este ingrediente que é quase uma unanimidade social. Ou você conhece alguem que não gosta de abobrinha?

Como escolher?

deve se escolher os frutos com casca brilhante, sempre com o cabinho, sem partes amassadas ou moles, com no máximo 20 centimentros. Quanto menor mais saborosa!

Harmonizações
Azeite, shoyo, óleo de gergelim, alho, cebola, pimenta, cebolinha, cheiro verde, manjericão, gengibre, tudo isso vai bem com abobrinha.
E, se voce tiver a sorte de ver flores de abobrinha para vender, compre! elas são igualmente fáceis de preparar!

Abaixo seguem algumas receitas para voce se inspirar:

Sopa Fria de Abobrinha, gengibre e queijo de cabra

10g de gengibre
800g de abobrinha
2 colheres de óleo de oliva
10g de sal grosso
90g de queijo de cabra* (mais um pouco para decoração)
Pimenta do reino à gosto

Descasque e corte o gengibre em pequenos pedaços. Corte as abobrinhas em dados.
Aqueça o azeite em uma panela, acrescente o gengibre e deixe ele dorar levemente, coloque as abobrinhas, deixe por alguns segundos (não deixe elas dourarem). Regue com 400ml de água, coloque o sal e deixe cozinhar em fogo alto por cerca de 5 minutos. Verifique se as abobrinhas estão cozidas, senão deixa mais 1 ou 2 minutos. Se sim, bata tudo no liquidificador ou no mixer. Coe, prensando bem para que saia todo o líquido. Misture o queijo de cabra amaçado com um garfo. Tempere com pimenta do reino moída na hora. Guarde na geladeira até o momento de servir. Na hora de servir salpique um pouco de queijo de cabra para decorar.

* o queijo de cabra pode ser substituído por iogurte natural.

Latkes de Abobrinha com Batata

1kg de abobrinha
700g de batata
2 cebolas
3 ovos ligeramente batidos
1 colher de sopa de sal
3/4 de xícara de farinha* de trigo ou de Panko**
Pimenta do reino à gosto

Rale fino a abobrinha, de preferencia no processador, senão tiver, um ralador de mão serve. Coloque numa peneira grande misture com uma colher de sopa de sal e deixe escorrer por mais ou menos uns 30 minutos. Transfira a abobrinha para um pano de cozinha limpo e esprema o máximo possível até sair todo o líquido. Reserve.
Rale fino também as cebolas e as batatas. Aperte-as com as mãos muito bem para tirar todo o líquido, faça isso duas vezes com intervalos de 2 minutos.
Junte as abobrinhas com batatas e as cebolas e uma tigela grande, junte os ovos batidos, o sal, pimenta a gosto e a farinha. Misture bem.

Latkes fritos
Aqueça uma frigideira com óleo, pegue duas colheres da mistura e coloque na frigideira uma em cima da outra e amasse um pouco para dar um aspecto de panqueca. Quando as bordas estiverem marrom está na hora de virar, quando o outro lado estiver dourado retire da frigideira e repita a operação até acabar a mistura. Seque-os bem em papel toalha, salpique um pouco de sal (ou flor de sal se tiver) e sirva.

Latkes no forno
Aqueça o forno 200graus, unte uma assadeira com óleo ou use papel manteiga. Coloque duas colheres da mistura para cada latke e amasse um pouco para formar uma panqueca, coloque um fio de oléo em cima. Asse por cerca de 12 a minutos virando na metade do tempo, até eles ficarem dourados.

*você também pode usar farinha de matza
** Panko é uma farinha japonesa para empananar muito saborosa vendida em lojinhas orientais

Flor de Abobrinha Recheada

8 flores de abobrinha
1/2 xícara de cream cheese
1 dente de alho bem picado
1/4 xícara de muzzarella de bufala finamente picada
1/2 xícara de farinha de rosca
2 claras de ovo
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
sal e pimenta a gosto.

Preaqueça o forno a 180graus.
Em uma tigela misture o cream cheese, o alho e a muzzarella de bufala. Reserve.
Em outra tigela misture a farinha, o queijo parmesão, sal e a pimenta.
Com um colher de sopa recheie as flores com a mistura do cream cheese delicadamente, não precisa encher demais.
Passe as flores na clara de ovo e depois na mistura de farinha, repita a operação para que a casquinha fique mais grossa e crocante.
Em uma assadeira untada ou com papel manteiga coloque as flores e asse por 15-18 minutos até que elas fiquem douradas. Sirva a seguir.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>