Mostarda, algo para ser amado…

Sempre fui louca por mostarda. Fiquei feliz em descobrir que não estou sozinha, ela é o terceiro condimento mais consumido pelos franceses depois do sal e da pimenta não somente mas principalmente para temperar os alimentos.

Mustard-Seed

A base é semente de mostarda, água e vinagre. E tanto as sementes amarelas quanto as escuras são utilizadas para a fabricação da Mostarda, podendo ainda serem misturados ai vários outros condimentos como curry, raiz forte, mel, pimentas…

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Não existe precisão quanto à sua origem. Sabe-se, no entanto, que o condimento já era utilizado pelos egípcios, gregos e romanos, esmagadas e salpicadas nas carnes e peixes a cerca de 3000 mil anos. Estima-se que na Idade Média cozinheiros franceses foram os primeiros a elaborar o condimento, utilizando as sementes, rusticamente moídas e misturadas a mel e vinagre.

Foi em Dijon que a mostarda ganhou popularidade. Moinhos de grão serviam aos habitantes, da mesma forma que os moinhos de trigo forneciam a farinha. Com o passar do tempo a mostarda tornou-se comum e obrigatória, nas mesas de quase todo o país.

Antes da segunda guerra mundial haviam cerca de 160 fabricantes de mostarda na França, hoje sabe quantas existem? seis gigantes.

Minha receita favorita usando mostarda atualmente é:

thumb_mustard-white-wine-chicken_400

Frango assado com vinho braco e mostarda

2 colheres de sopa de azeite
900g de coxas e sobre-coxa de frango
sal e pimenta do reino moída na hora
4 cebolas pequenas em fatias finas
3 dentes de alho, em fatias finas
½ xícara de vinho branco seco
1 xícara caldo de galinha
¼ xícara de mostarda com grão inteiro
1 colher de sopa tomilho picado
2 colheres de sopa estragão picado, para decorar

Aqueça o forno a 190graus . Aqueça o óleo em uma panela que possa ir ao forno em fogo médio-alto. Tempere o frango com sal e pimenta , trabalhando em lotes, cozinhe frango , virando uma vez, até dourar, aproximadamente 10 minutos. Transfira para um prato e reserve. Adicione a cebola e alho à panela a mesma panela, cozinhe, mexendo ocasionalmente, até dourar, 3-5 minutos. Adicione o vinho, o caldo de galinha, a mostarda e o tomilho; deixe ferver. Retorne de frango para a panela com o caldo, cubra com a tampa, e transferir para o forno. Asse até que o frango esteja cozido, cerca de 45 minutos.
braisedchicken_1

Transfira o frango para uma travessa e mantenha aquecido. Retorne a panela para o fogão e deixe ferver . Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até reduzir pela metade, 8-10 minutos . Regue o molho sobre o frango; decore com estragão e sirva imediatamente!

Bon Appét¡t!

fonte: http://fr.wikipedia.org/, http://cuisine.larousse.fr

foto:www.goumet.com

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>