A farra do hamburguer – 3 receitas matadoras de hamburguers caseiros

Foi-se o tempo que hambuguer era uma refeição barata, sem gosto e sem graça.
A moda das hamburguerias gourmets se espalhou pelo mundo e oferece opções de qualidade para aqueles que como eu, são fãs dessa delícia, mas exige qualidade, nada de fast food, por favor… Nem me lembro qual foi a ultima vez que entrei num Mac Donalds e pedi um sanduiche (sorvete sim, foi a semana passada ; ).  E olha que pelo menos uma vez por mês tenho desejo de comer hamburguer.
Essas três receitas são as que mais faço em casa, e é uma ótima opcão para quando vem os amigos famintos. Fora isso elas funcionam maravilhosamente bem em churrascos e festinhas de criança. Anota aí.

Hamburguers de Carne (receita Jamie Oliver)

Hamburguer caseiro de carne

8 biscoitos cream cracker (pode usar farinha de rosca tambem)
8 ramos de salsinha fresca
500 g de carne picada ou moída de qualidade (eu gosto de fraldinha)
1 ovo grande
sal e pimenta do reino moída na hora
1 colher de chá de mostarda forte (opcional)
azeite

Triture os biscoitos e coloque-os em uma tigela grande .
Pique bem a salsinha, incluindo os talos . Adicione a salsinha , a mostarda (se estiver usando) e carne picada na tigela . Junte o ovo e adicione uma boa pitada de sal e pimenta.
Com as mãos, misture tudo bem . Divida em 6 e partes e molde cada pedaço em uma forma arredondada com cerca de 2cm de espessura. Regue os hambúrgueres com azeite, coloque em um prato , cubra e coloque na geladeira até que necessário, no mínimo umas 2h, de um dia para o outro fica ainda melhor!

Pré-aqueça uma grelha ou uma frigideira grande por cerca de 4 minutos em fogo alto . Abaixe o fogo para médio.
Coloque os hambúrgueres na grelha ou na frigideira e use uma espátula para pressionar levemente para baixo, certificando-se o hambúrguer está em contato total . Cozinhe-os ao seu gosto por 3 ou 4 minutos de cada lado – de preferência, cozinhe em dois lotes .

Hamburguers de Frango 

chickenburger

500g de peito de frango moído
1 ovo
30 ml de água
30 ml de suco de limão
1 cebola pequena
60g de farinha de rosca
2 colheres de chá de fresco de tomilho picado
sal e pimenta do reino moída na hora

Em uma tigela, bata o ovo, água e o suco de limão. Junte a cebola, a farinha de rosca, o tomilho , sal e pimenta. Acrescente o frango e misture tudo bem com as mãos. Divida em 6 e partes e molde cada pedaço em uma forma arredondada com cerca de 2cm de espessura. Regue os hambúrgueres com azeite, coloque em um prato , cubra e coloque na geladeira até que necessário, no mínimo umas 4h, de um dia para o outro fica ainda melhor!

Pré-aqueça uma grelha ou uma frigideira grande por cerca de 4 minutos em fogo alto . Abaixe o fogo para médio.
Coloque os hambúrgueres na grelha ou na frigideira. Feche com uma tampa cozinhe cerca de 10 minutos virando uma vez. Cozinhe em dois lotes .

Hambuguer vegetariano 

hambuguer caseiro vegetariano

1 cebola grande bem picadinha
1 dente de alho finamente picado
300 g  de cenoura ralada
300 g de abobrinha ralada
1 ½ colher de chá de cominho em pó
1 ½ colher de chá de coentro em pó
3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de coentro fresco picado
1 ovo batido (opcional se você é vegano pode usar creme de tofu)
sal e pimenta
azeite

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma grande frigideira . Adicione a cebola e o alho e cozinhe em fogo moderado por 5 minutos, mexendo sempre, até a cebola ficar macia e começar a dourar. Adicione as cenouras e courgettes e refogue por mais 10 minutos , mexendo sempre.
Junte o cominho e coentro, a manteiga de amendoim , coentro fresco e tempero a gosto e misture bem. Retire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco .
Misture a farinha de rosca e ovo até misturar completamente. A mistura deve unir bem. Forme a mistura em quatro hambúrgueres..
Limpe a frigideira com papel em seguida, adicione eum pouco de azeite  e frite os hamburguers em fogo baixo  por cerca de 5 minutos de cada lado ou até que estejam firmes e dourados.

fotos: goodyfoodies.com, bakemefamous.com

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>