Idéias para adoradores de brownies

Brownies são faceis de fazer e quase todo mundo gosta, certo? Sim.  Mas como fazer com que simples brownies virem uma das coisas mais gostosas que alguem já comeu na vida? Tenho nove respostas para essa pergunta.

1. Cafeina-los
Adicione uma colher de sopa de café forte na massa e você vai aprimorar o sabor chocolate.

2. Coloque-os no freezer
Uma vez  cozido e resfriado a temperatura ambiente, coloque seus brownies no congelador. O frio dá uma textura nova semelhante a um torrone. (Tire dois minutos do congelador antes de servir.)

3. Brinque com as especiarias
Adicionar cerca de uma colher de chá de canela em pó e/ou colherinha de pimenta vermelha em pó (tipo chipotle) em pó para nos ingredientes secos pode dar um sabor espetacular ao seus brownies

4. Barras de chocolate neles!
Despeje metade da sua massa em uma forma, coloque as barras de chocolate em cima, e então jogue a massa restante em cima, alisando a superfície. Ou prefiro usar as de chocolate meio amargo, mais já usei de chocolate branco e o efeito visual foi incrível.

5. Asse em forminhas de muffim
Se voce é amante das “crostinhas” do brownie, esta é para você. Se você usar um formas de muffin, você vai ter uma crosta mais nítida.

6. Um tiquinho de bebida
Adicione uma colher de sopa ou duas de bebida de sua preferencia (whisky, cognac) nos ingredientes molhados e, em seguida, leve ao forno, como de costume. Assim que tirar o brownie do forno, regue ele com mais algumas colherinhas da bebida escolhida.

Brownies com wisky

7. Sanduíche de sorvete
Asse seus brownies em uma assadeira rasa e corte-os usando um cortadores de biscoito (um copo tambem funciona bem aqui). Faça um sanduíche usando uma bola de sorvete entre dois pedaços de brownie. Envova-os em filme plástico e leve ao congelador por algumas horas.

Sanduiche de Brownie

8. Turbine essa sua massa
Géleia, marshmallow, manteiga de amendoim, cream cheese … as possibilidades  são infinitas e não se preocupe dificilmente vai ficar ruim! A dica aqui é aqueçer o que for usar e depois adiconar, a colheradas, na massa pronta que deve estar já dentro da forma.

9. Hora do descanso
Depois de espalhar a massa na forma, antes de assar, leve à geladeira por pelo menos uma hora ou até uma noite inteira. O resultado final será brownies com bordas extra-nítidas, mais úmido e cremoso por dentro.

A melhor receita de Brownie que já provei até hoje!

10 colheres de sopa de manteiga sem sal em cortada em pedaços (cerca de 160g)
1 ¼ xícaras de açúcar mascavo
¾ xícara de cacau em pó sem açúcar
½ colher de chá de sal fino
¼ colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de pó de café ou café muito finamente moído
2 ovos grandes
1 ½ colheres de chá de essência de baunilha
⅔ xícara de farinha de trigo
60g de chocolate amargo ou meio amargo, picado

Pré-aqueça o forno a 180 graus com um rack no terço inferior do forno. Forre com papel manteiga uma forma quadrada de cerca de 20cm. Não esqueça de forrar as bordas tambem!
Derreta a manteiga em uma panela  em fogo médio. Cozinhe a manteiga, mexendo sempre, até que ela fique marrom dourado. Isso geralmente me leva cerca de 8 a 10 minutos.
Retire a panela do fogo e misture o açúcar. Em seguida, adicione o cacau em pó, o sal, o fermento e café expresso. Mexa até que os ingredientes estejam completamente incorporadas. Deixe a mistura esfriar por 5 minutos.
Adicione os ovos, um de cada vez, batendo vigorosamente com uma colher de pau ou espátula de silicone após cada adição. Quando a mistura parece espessa, brilhante e bem misturada, adicione o extrato de baunilha e farinha. Mexa até que você já não veja mais a farinha. Em seguida, bata vigorosamente com a colher de pau ou espátula até que ela fique levemente quente.
Pare de bater e deixe esfriar por mais alguns minutos. Coloque os pedaços de chocolate.
Espalhe a massa na assadeira forrada e asse por cerca cerca de 25 minutos, até que um palito inserido no centro sai quase limpo!
Uma vez que os brownies são completamente frios, transfira para uma tábua e corte em 16 ou 25 quadrados.

ps. Estes brownies congelam bem!
ps2. Se você gosta de nozes em seus brownies, junte em 1 xícara de nozes e adicione com o chocolate picado.

16 Comments

  1. Adorei o site! Vou testar as receitas. Dicas maravilhosas!

  2. Olá! Parece muito bom!!
    O pó de café é do comum ou daquele de fazer café instantâneo, tipo Nescafé?.
    Na descrição da receita você diz café expresso…aí é o café pronto (passado e coado) ou pó? Fiquei confusa. rsrsr

    • Oi Viviane!

      É o pó mesmo de café! Pode ser qualquer um.

      Eu uso o pó em capsula da Nesspresso. Abro a capsula e tiro o pó na medida que precisa.
      um abraço, Karen.

  3. Ola,tudo bem?
    Amei tudo,esta de parabéns,só não entendi a parte do descanso,é para colocar a massa crua na geladeira e no outro dia levar ao forno?sera?
    Acho q entendi errado! Me perdoe se entendi errado!
    Beijos;

    • Oi Carla!
      obrigada : )
      quanto ao descanso, isso mesmo, é para levar a massa a crua, já na forma, a geladeira por uma noite para assentar a massa. Arrumei o texto para ficar mais claro.
      um beijo!

  4. Olá! Estou adorando seu site! Muito didático, com receitas muito bacanas! Parabéns! Vou fazer várias receitas! Mas….por falar em receitas americanas como o brownie, por favor, será que poderia me ajudar? Ha anos procuro uma receita de muffin que fique com o top alto, como existem nos EUA. Parece um cogumelo saindo da forminha….. Já testei varias receitas, técnicas como colocar em forno alto depois abaixar e vice versa, bater muito, bater pouco rsrsrsr enfim, várias! Agradeceria muito se puder ajudar. Boa noite!

  5. Bom Dia! Adoro Brownie, mas nunca acerto a receita, achei a sua bem legal, mas estou com dúvida quanto ao tamanho da forma que devo usar, vc pode me informar? Com gratidão

  6. Pingback: Dê um tapa no seu brownie! | Comendo com os Olhos

  7. Oi,

    Muito obrigada pela generosidade e colocar as receitas a disposição, você teria a quantidade da manteiga em gramas?

    Abraços,
    Tânia

    • 150 gramas Tânia!
      é um grande prazer dividir as receitas e saber que as pessoas estão indo para cozinha cozinhar para elas, familiares e amigos.
      Cozinhar é um ato de amor!

  8. Ola! Duvida: posso seguir sua receita, porem, fazendo tudo na batedeirA? Dá certo tambem? Obrigada!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>