5 dicas de ouro para o seu frango assado

Um frango assado é sempre bem vindo. Mas, fazer um excelente frango assado é sim uma demostração de força.
Nunca substime uma receita clássica e tradicional feita com atenção e amor.  Ela pode te levar a outro patamar de sabor, talvez, até agora, ainda não alcançado.

Antes de sair para comprar sua ave leia cuidadosamente as dicas abaixo.

1. Invista num produto de qualidade

Eu sei, a tentação é grande, tem muita ave barata no mercado, mas estas tem um sério problema: a falta de sabor. Sempre que possível, compre o melhor frango da melhor qualidade que você puder encontrar. A diferença de gosto de uma galinha criada ao ar livre  e uma galinha criada em confinamento é enorme.

2. Não tenha medo, tempere agressivamente

Tempere todo o frango com sal e pimenta. Não se esqueça da parte de trás, debaixo das asas, entre as coxas, dentro da cavidade, em cima e em baixo da pele. Outros temperos como especiarias e ervas picadas, são bem vindos e estão ao seu critério, mas simples sal e pimenta bem aplicado já faz maravilhas. Ao terminar com o sal e a pimenta encha a cavidade do frango com ingredientes aromáticos, como rodelas de limão, raminhos de ervas, alho esmagado, e cebola. À medida que a ave cozinha os aromas irão perfumar a carne de dentro para fora.

3. Nunca direto da geladeira

Antes de colocar o frango no forno, dei-lhe tempo para atingir a temperatura ambiente. 30 minutos fora da geladeira está de bom tamanho. Levar o pássaro diretamente da geladeira para o forno vai aumentar o seu tempo de assadura e cozinhá-lo de forma desigual.  Não há necessidade de lavar o frango. Se sua ave foi embalada em plástico, basta removê-la e colocá-la em uma bandeja com folha de papel toalha. É muito importante seca-la completamente antes de leva-la ao forno, caso contrario a pele ficará molenga.

4. Deixe-o descansar

Pode ser uma tortura, mas você deve esperar. Os sucos precisam de tempo para se redistribuir em todo o pássaro. Caso contrário eles irão acabar na tábua de corte. Deixe-o descansar por cerca de 15 minutos antes de servir.

5. Sempre use o Schmaltz

Schmaltz é a banha do frando. Um bom frango terá a gordura que escorrendo durante o processo de cozimento. Presta atenção no que vou falar agora: isto é ouro líquido. Uma camada de vegetais como cebola, cenoura, erva-doce,  batatas debaixo da franco antes de assá-lo irá se apropriar deste ouro liquido e ficarão com delicioso perfume e sabor da carne. Outro uso gênio para a gordura? Depois de remover o frango da assadeira, misture-o com grandes pedaços de pão e coloque a panela novamente ao forno até que eles fiquem torrados e crocante. Uma vez que você provar croutons feitos com Schmaltz, você nunca vai fazer um frango assado sem eles.
recipe-image-legacy-id--52531_12

Receita Frango Assado

2 frangos de 1,5 a 2 kl (costumo comprar dois pequenos pois caipiras e/ou orgânicos não costumam ser muito grandes)
sal e pimenta do reino moída
1 ramo de tomilho
1 cabeça de alho, cortada ao meio transversalmente

Preaqueça o forno a 190 °.
Tempere a ave generosamente com sal, pimenta e coloque metade do tomilho e do alho na cada cavidade. Amarre as pernas juntas com barbante de cozinha e coloque a assadeira na segunda prateleira do fogão, nem muito alto nem muito baixo.

Asse os frangos até dourar e ao picar com a ponta de uma faca os sucos devem sair claro, cerca, 50-60 minutos. Deixe em repouso por 10 a 15 minutos antes de servir.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>