4 ingredientes: peixe assado

4 ingredientes é um especial do Eu Como Sim.
O objetivo é enfatizar que o segredo de uma boa receita são bons ingredientes.
Receitas simples, rápidas e com ingredientes de primeira, não tem como errar.

O peixe, assim como qualquer outro animal, quando assado com seu osso, fica com um sabor muito mais pronunciado do que se feito em filé. Após o peixe assado sua carne soltará facilmente da espinha. Puro deleite.

A chave aqui é investir num belo peixe fresco. Aproveite para fazer esta receita quando estiver perto do mar ou passar por perto da melhor peixaria da cidade. Como os demais ingredientes são muito fáceis de ter em casa e baratos. Invista num belo peixe, vou te ensinar a técnica depois disso e só deixar ele brilhar.

Peixe inteiro no forno – para 4 pessoas

recette-de-bar-au-four-citron-tomate-oignon-avant

4 cebolas médias cortadas em rodelas grossas
2 tomates grandes cortados em roadelas grossas
1 limão grande cortado em finas fatias
1 peixe inteiro cerca de 1.2kg  limpo, sem as entranhas e as escamas.  (eu gosto de usar robalo, vermelho ou anchova) Mas você pode usar o que preferir

Lave bem o peixe e seque com papel toalha.
Pré-aqueça o forno 200 graus.
Em uma assadeira grande distribuia metade das rodelas de cebola e tomate. Regue com azeite.
Salgue o interior do peixe, sua pele dos dois lados e coloque metade das rodelas de limão dentro dele. Coloque o peixe na assadeira e cuba com o restante das rodelas de tomate, cebola e limão. Regue com azeite novamente. Asse por 22 a 24 minutos sem cobrir. Tire do forno cubra com papel aluminio e deixe descansar por cerca de 5 minutos coberto.

em tempo: esta é uma receita de base, é claro que aqui qualquer tipo de ervas que você tiver a mão é bem vinda, coloque-a dentro do peixe com o limão.
Um pouco de vinho branco tambem pode ser usado para rega-lo antes de colocar no forno.

Importante: a carne do peixe deve ficar bem humida, com uma cor branca trasnsulida, se desfazer em lascas. Se estivar branca como um frango e firme demais é que passou do ponto.

Use o molho que restou na assadeira para molhar o peixe, isso é puro sabor!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>