A batata doce: 3 receitas

dyn002_original_600_450_pjpeg_2617294_7c2ef22c68d30b0949b56c4a8d3e3a1a

Atenção para este post pois estamos falando do meu ingrediente fetiche. Da minha bola da vez, do que faz os meus olhos brilharem na cozinha atualmente. Ela veio para ficar. Seu sabor é adocicado, suave e aveludado. Funciona bem com pratos doces e salgados (eu prefiro de longe os salgados).
Sua maior vantagem, fácil de fazer e não necessita de muitos ingredientes para suas receitas brilharem, é barata, pode durar dias fora da geladeira, é leve e pouco gordurosa. Sua maior desvantagem pode ser dificil de achar em alguns lugares. Mas não desista e se tiver a sorte de achar a de cor alaranjada então, leve no mínimo 2 kilos para casa. As possibilidades são infinitas!

Receita número 1

Purê de batata doce assada

Purê de batata doce assada (para 4 pessoas)

1,5 de batata doce
10 g paprika
30 g de manteiga
Sal e pimenta

Pré-aqueça o forno a 190 graus. Lave as batatas doces e faça varios furos com uma faca. Coloque em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 50 minutos no forno até que as batatas estejam macias por dentro.
Corte ao meio e retire a polpa com uma colher. Descarte as cascas. Amasse a polpa com manteiga. Adicione a paprika, sal e pimenta.
Sirva de acompanhamento para substituir purê de batatas comum, em combucas ou ramekins individuais.
Uma outra opção é guardar as cascas e servir o purê dentro delas, fica lindo.

Receita número 2

Quiche de batata doce (para 4 pessoas)

quiche batata doce

1 massa de torta (receita aqui)
5g de cúrcuma em pó
1 ovo grande
60 ml de creme de leite fresco
60 ml de leite integral
100 g de queijo Gorgonzola, cortado em pequenos cubos
40g de salsinha picada
175g de nozes
500g batatas doces, descascadas cortadas em pedaços

Pré-aqueça o forno a 190 graus. Asse as batatas assada por 35 min em seguida, esmague-as para fazer um purê pedaçudo.

Pique massa crua ligeiramente ao longo de toda a sua superfície com um garfo . Forre uma assadeira e cubra com algum grão (feijão ou lentilhas, por exemplo) para evitar que a massa suba. Asse 20 minutos no forno. Reserve.

Em uma tigela grande, bata o ovo com o creme de leite, a curcuma e o leite. Adicione o queijo gorgonzola, nozes e salsa. Sal e pimenta .

Despeje o purê de batata doce sobre a massa pré-assada e despeje a mistura de ovos sobre o purê de batatas . Asse por cerca 30 minutos ou até que fique firme. Sirva quente ou frio.

Receita número 3

Vichyssoise de batata doce (para 4 pessoas)

Vichyssoise de batata doce

4 grandes batatas doces descascadas e cortadas em pedaços
30g de manteiga sem sal
2 pequenas cebolas, descascadas e picadas
125 ml de vinho branco
2 litros de caldo de galinha (feito em casa, receita aqui ou em cubos)
300 g de um bom queijo minas curado
85g de creme de leite
Sal e pimenta a gosto

Em uma panela, refogue as cebolas na manteiga até ficarem translúcidas. Adicione a batata-doce e cozinhe por 30 segundos. Acrescente o com vinho branco e reduza até secar.

Junte o caldo de galinha e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe até que as batatas fiquem macias. Coloque-as no liquidificador e bata, adicione o creme de leite e bata novamente até chegar num creme liso.
Numa tigela, junte o queijo  já ralado na sopa quente e deixe derreter por 2 minutos. Misture uma colher até que o queijo esteja derretido . Ajuste o tempero. Leve à geladeira por 12 horas. Decore cada sopa com alguns pedaços de bacon fritinho (opcional) e/ou salsinha e cebolinha. O Vichyssoise é originalmente uma sopa fria, mas nada impede, se voce assim quiser, de toma-la quente, fica uma delícia tambem.

fonte: zeste.tv/

 

 

 

 

3 Comments

  1. Mais um super artigo.
    Ainda sonho com o dia em que vc postar vídeos. Sou Fã nr. 1 :0)

  2. Adorei as receitas. O quê vc sugere pra quem mora em Paris e não tiver queijo minas ? Ou, sabe indicar onde comprar em Paris ?! (Seria um sonho, apesar de todas as variedades francesas, rs…)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>