Taste of London Food Festival!

Hello dear!

Me ausentei por alguns dias pois fui pra Londres me jogar no maior festival de comida da cidade que acontece por lá sempre nessa época do ano.

Além de workshops e palestras com chefs importantes, grandes restaurantes, delis, livrarias e marcas de comida e bebidas estavam por lá cada um com seu estande para marcar presença nesta feira dedicada não aos profissionais mas sim aos foodies (amantes da boa mesa).

São sempre quatro dias de festival, a entrada é uma facada: 28 libras, cerca de 100 reais e vale para apenas um dia. Sendo assim cheguei cedo para aproveitar o máximo possível e reservar meu lugar nos workshops. O tempo chuvoso não amendontrou o pblico que fazia fila na porta mesmo antes dos portões abrirem.

Pra começar um vi uma palestra de comida mexicana com a Thomasina Maiers, vencedora de um programa de tv voltados para chefs. Ela fez dois pratos bem mais ou menos, um taco de bacalhau fresco cozido em baixa temperatura e uma salada de milho com pimenta e gergelim. Nada demais. A única coisa que aprendi com ela foi que colocando açúcar em uma molho apimentado você pode amenizar a picância. Mas eu sei que iogurte também funciona bem, além disso tem um sabor mais leve e é menos calórico… Palestra mediocre, nota: 2,5.


A segunda palestra foi com o chef francês Raymond Blanc. Muito mais profissional que a primeira, ofereceu para cada um sentado ali as receitas impressas. Bravo Chef.
Ele fez uma salada de lula e um crumble de chocolate. Ambas receitas simples, mas interessantes. Nota: 7 pra ele.


Depois foi a minha vez de cozinhar, me escrevi em um worskhop com a chef Lisa Allen.
Grande conhecida do publico inglês, muito simpática, a jovem chef nos ensinou a fazer um maquerau(cavalinha) na folha de jornal. Trabalhei em dupla com um simpático inglês chamado Nick e tanto ele quanto a chef ficaram impressionados com a minha rapidez para cortar os alimentos.  Obrigada pessoal, tô aqui pra isso. O prato ok, rápido de fazer e bonito. Nota: 6,5.


O mais legal destas feiras sem dúvida são as inúmeras amostrinhas grátis que você ganha.
E apesar do preço salgado da entrada você pode almoçar de graça no festival tamanha a quantidade de provinhas que ganha! A de sorvete liquido e de whisky single malte foram as que mais gostei.



Fiquei chocada com o tamanho das trufas que estavam lá expostas (do tamanho de uma laranja bahia!). Foi uma das grandes atrações da feira. Todos tiravam fotos delas. Eu ia contar que trufasgrandes assim quase não tem sabor e para serem boas elas devem ser do tamanho de uma nós, mas deixei pra lá.

Frequentei bastante o estande de queijos ingleses (minha nova paixão), o de fugdes (caramelo com sabores e cores diversas), o de azeites e o de pipoca com saborizadas.



Para fugir da chuva passava longos períodos nos estandes das editoras de livros de cozinha, que ali estavam com 20% de desconto. Mas dessa vez me controlei e não comprei nenhum!

Pra terminar tomei um cachacinha Germana com os brasileiro que estavam expondo lá, “provei” mais um queijinho e peguei meu metro de volta pro hotel.

Valeu Taste of London, até o ano que vem!

Receita: Cavalinha Assada no papel Jornal com salada de beterraba e vinagrete de mel

(Serve 2 pessoas como entrada)

Um belo filé de cavalinha (sem espinha, é claro)

1 colher de sopa Azeite

¼ taça de Vinho Branco

1 ramo de aneth (endro) picado

Sal

1 de chá de sopa de mateiga

½ limão

Ingredientes para o molho: Mel

25ml de vinagre de vinho tinto

¼ de cebola picadinha

20ml de azeite

1 colher de chá de mel

Sal a gosto

Ingredientes para a salada de beterraba:

1 beterraba cozida em conserva

½ beterraba crua (amarela, se possível)

1 cebolinha picada

20g de wasabi em pasta

Baby rúcula, salsinha, broto de feijão…

Para o peixe

Faça um pequeno quadrado com a folha de jornal, e o humideça ligeiramente.

Em cima dele coloque um papel manteiga e disponha os filés.

Tempere com sal e polvilhe com endro picado

Adicione o vinho branco

Dobre cuidadosamente o papel para fazer um pacote selado firmemente, coloque no forno durante 10 minutos a 190 ° C

Depois de cozido retire do forno e deixe descansar por aprox. 4 minutos.

Vinagrete de mel

Em uma tigela, misture o mel, vinagre e a cebola picada. Adicione lentamente o azeite e tempere com sal

Para a salada de beterraba:

Corte a beterraba já cozida em fatias de bom tamanho e coloque em uma tigela.

Corte a cebolinha em um ângulo, reserve.

Corte a beterraba crua em fatias finas.

Montagem
Faça pequenos pontos com o wasabi no prato. Disponha a salada de beterraba com excessão das folhas. Abre o papelote do peixe e disponha sobre a salada. Regue com o vinagrete e decore com as folhas.


Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>