Menu Italiano para receber em casa

Este menu foi feito para: conquistar, comemorar, sair da dieta, abrir aquele vinho bom..
As receitas são para 4 pessoas, para 2 ou para 8 pessoas divida ou dobre as quantidades. Apenas as sobremesas voce terá que fazer a receita completa, mas se sobrar elas podem ser guardadas na geladeira e devoradas em até 4 dias.

Dicas importantes para este menu ser um sucesso:

Programe-se e faça a sobremesa e o anti pasto no dia anterior.
Começe pela carne e deixe pronta na geladeira para apenas levar ao forno, no entanto tire-a da geldeira 20 minutos antes de levar ao forno. A pasta/risoto deve ser feito no momento de servir.

Menu Italiano completo para receber em casa
Para receber os convivas: Um pão italiano quentinho e uma Burrata de boa qualidade.
Assim que todos chegarem sirva o Antipasti:

 

Antipasto de Berinjela e Abobrinha (comece no dia anterior) 
2 berinjelas
2 abobrinhas
8 dentes de alho fatiados finamente
Manjericão picada
sal pimenta azeite extra virgem
Lave as berinjelas e abobrinhas, descarte as pontas. Fatie-as finamente. Forre uma assadeira com papel manteiga e pincele com um pouco de azeite, organize as fatias dos legumes. Pincele levemente com azeite junte sal e pimenta. Coloque no forno a 210 graus por 10 minutos depois vire as fatias pincele com azeite de novo (se necessário) e grelhe por mais 10 minutos. Deixe esfriar. Acomode as fatias em recipiente hermético. Coloque duas fatias e sobre elas coloque as fatias de allho, mais um pouco de azeite e algumas folhas de manjericão. Repita a operação até acabar as fatias. Leve a geladeira  deixe de um dia para o outro e sirva. Se não conseguir fazer no dia anterior faça no mesmo dia de manha e corte as fatias em tiras.

Primo Piatto

Risotto au Funghi (receita aqui)

Orecchiette com brocoli (4 pessoas)
1 brocoli (tanto faz comum ou japonês)
340g de orecchiette
2 colheres de sopa azeite extra-virgem
8 dentes de alho cortado em fatias finas
5 filés de anchova picadas (ou 15g de pasta de anchova)
1/2 colher de chá pimenta calabresa
1/ 4 colher de chá de sal
60g de queijo parmesão ralado grosso
Corte brócolis em buquês pequenos. Em panela grande com água fervente salgada, cozinhe brócolis até ficar macio, cerca de 2 minutos. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela de água gelada para que com o choque fiquem verdinhos. Escorra e reserve. Na mesma panela de água fervente com sal, cozinhe o macarrão cerca de 8 a 10 minutos. Escorra e reserve. Guarde, 1 xícara do líquido de cozimento. Em uma frigideira com um pouco de azeite frite o alho, as anchovas, com a pimenta e o sal por cerca de 2 minutos. Adicione o brócoli e cozinhe até o alho começa a dourar, cerca de 2 minutos. Adicione a pasta, juntamente com líquido de cozimento reservado; misture bem. Sirva polvilhado com queijo parmesão.

Secondo Piatto

Cordeiro em Crosta de Ervas (4 pessoas)
2 cebolas pequenas picadas (echalotes, se encontrar)
1/2 maço salsinha
1/2 maço de estragão
½ de maço de manjericão
Tomilho
2 dentes de alho bem picadinho
3 fatias de pão de forma
2 a 3 costeletas de cordeiro por pessoa (depende do tamanho)
sal e pimenta a gosto
Mostarda de boa qualidade
Pré-aqueça o forno 240graus. Coloque todos os ingredientes, com exceção da mostarda no processador. Lambuze as costeletas com a mostarda. Cubra com a crosta de ervas. Regue com um fio de azeite e coloque no forno por cerca de 25 a 30 minutos máximo, a carne deve ficar rosada.

Dolci

PannaCotta com Calda de Framboesa(4 pessoas)
Para a panna cotta
3 folhas de gelatina
250ml de leite
250ml de creme de leite fresco
1 vagem de baunilha, sementes raspadas
40g de açúcar
Para a calda
100g de açúcar
100ml de água
250g framboesas (mais algumas para decoração)
Para a panna cotta: mergulhe as folhas de gelatina em um pouco de água fria até ficarem mole. Coloque o leite, o creme de leite, as sementes de baunilha e o açúcar em uma panela em fogo baixo leve para ferver. Ferveu desligue. Esprema a gelatina para tirar o excesso de água, em seguida, à adicione à panela do creme. Mexa até a gelatina ser absorvida.
Divida a mistura em quatro forminhas, deixe esfriar e leve a geladeira por pelo menos 3 horas. Para a calda, junte o açúcar, a água e deixe ferver, coloque a framboesa e deixe em fogo baixo até reduzir. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Passe na peneira se quiser uma calda lisa. Sirva ao lado ou por cima da pannacotta.

Tiramissu (8 pessoas)
3 ovos
75g açúcar de confeiteiro
250g mascarpone
100ml de café expresso
1 pacote de biscoitos champagne
cacau em pó
Separe as claras das gemas. Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso. Adicione o mascarpone e bata mais um pouco. Bata as claras em neve e junte ao creme com mascarpone delicademente com a ajuda de uma espátula. Imbebede os biscoitos no café morno. Disponha uma primeira camada de biscoitos na travessa. Adicione metade do creme. Espalhe o creme. Coloque uma segunda camada de biscoitos por cima. Espalhe o creme restante. Cubra com um filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 6 horas. Pode e fica muito gostoso se feito de um dia para o outro. Antes de servir polvilhe lindamente com cacau em pó.

Conheça a página do Eu Como Sim no facebook e fique sabendo das atualizações. www.facebook.com/eucomosim

foto:http://www.papacapimveg.com, pizzicodisale.com, fallschurchtimes.com/

 

 

7 Comments

  1. Pingback: We are Tiramisù | Eu como sim

  2. Amo, Amo Tiramissú! Mas já fiquei internada uma vez por salmonela, não tenho coragem de comer ovo cru nunca mais…existe alguma saída para a gulosa aqui???
    Obrigada,
    heleln

  3. Pingback: We are Tiramisù - a primeira casa especializada em tiramissu de Paris | Conexão Paris

  4. Eduardo bertolotti says:

    Oi,karen somos proprietários de um famoso e saboroso restaurante mineiro aqui no Brasil, o Armazém Bertolotti, um Armazém de mais de 125 anos e que ha 5 anos vem tendo muito sucesso como restaurante também. Estamos chegando em Paris dia 6 outubro, e posteriormente indo à Bologna e Londres para apresentar nosso Pudim (um prato muito apreciado).Sabe me dar orientações de lugares ou contatos para que possamos apresentá-lo em Paris?

    • Oi Eduardo! olha todos os lugares que eu conheço fazem sua propria sobremesa aqui em Paris.
      Se eu fosse voce tentaria entrar em contato com o Bon Marche e as Galerias Lafayette (Lafayette Gourmand) eles costumam a comprar iguarias de alta qualidade de todo o mundo, como esta que acredito que voce tenha, para oferecer ao seu publico selecionado. Depois disso tem as pequenas epiciceries que tambem vendem coisas de qualidade de outros lugares mais eu não conheço nenhum nome pra te indicar..
      Em todo caso adoraria provar seu pudim ; )
      Boa sorte! um abraço, Karen.

  5. Pingback: Amor à mesa | Eu como sim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>