Food Tour Tokyo

644e904b5ed5ff5ae30163c350b47fbb

Foi através do post de Izakaya que tivemos o primeiro contato e ele me deu uma super aula de cozinha e cultura japonesa a partir daí começamos a trocar emails. Brasileiro com coraçao enorme, completamente apaixonado por gastronomia e que mora em Tokyo há mais de 12 anos, achei que o Marcos Sadao seria a pessoa ideal para nos levar pra comer bem em Tokyo. E eu acertei!
Preparem suas papilas para o FOOD TOUR TOKYO.

Capture d’écran 2014-11-25 à 12.23.09

  • Pra começar conta um pouquinho sobre você e o que você veio fazer e faz aí?

Eu vim primeiro como estagiário de um escritório de design gráfico em Nagoya. Era um programa de todas as províncias do Japão, que dá uma bolsa de estudos ou estágio para os decendentes conhecerem a província dos antepassados. Mas o sonho era morar em Tokyo. Vim para trabalhar numa editora brasileira aqui e acabei ficando.

  • Como você descreveria a gastronomia da sua cidade a alguém que nunca foi?

A culinária japonesa é muito rica em cores, texturas e sabores. A vida gastronômica em Tóquio é muito excitante e cosmopolita. São milhares de estabelecimentos para todos os gostos e tipos, com ótima comida local mas tambem com restaurantes de todos os outros lugares imagináveis do mundo! O que eu gosto mesmo daqui é que além da variedade de comida japonesa para todos os bolsos, tem inúmeras opções de comidas asiáticas deliciosos, que não são tão comum no Brasil.

  • Qual são os seus 3 lugares favoritos para comer?

– Uokin (Shibuya): Um izakaya que oferece porções fartas e super acessíveis de sashimi fresquíssimos, além de outros pratos com ingredientes da estação. Para beber e dividir as porções com os amigos.

GEMS Shibuya, 2o andar – Shibuya 3-27-11, Shibuya-ku

(Em frente à saída Shin-Minami or New South Exit da estação JR Shibuya)

uokin 

– Signature (Mandarin Hotel): comida francesa inspirada na gastronomia japonesa e executada com ingredientes locais. Vista maravilhosa da metrópole em ambiente sofisticado.

Mandarin Oriental Hotel Tokyo – Nihonbashi Muromachi 2-1-1, Chuo-ku

(Saída direta da estação Mitsukoshi-mae do metrô, linhas Ginza e Hanzomon)

– Ukai-tei (Ginza): ainda não fui, mas com certeza esse é o próximo restaurante para onde levarei amigos queridos. O teppanyaki e os outros pratos servidos são uma mistura do oriental com o ocidental, que também se reflete na decoração do ambiente.

Ginza 5-15-8 Jiji Press bldg, Chuo-ku

(A 3min andando da saída 6 da estação de metrô Higashi-ginza)

ukaitei.japao.tokyo.ginza

  • Sua comida de rua favorita?

Minha comida de rua favorita é lámen. O tipo que eu mais gosto é o Hakata lámen, com caldo tonkotsu, à base de osso de porco, e macarrão fino e liso.

japao-tokyo-hakata-lamen-yuzu-an-

– Honda Kita-ku Já foi eleito o melhor lámen de Tokyo e continua no topo da minha lista. Como o acesso não é ótimo, vá com Google Maps.

Higashi-jujo 1-22-6, Kita-ku

(Fica a 5min andando da estação JR Higashi-jujo, linha Keihin-tohoku)

honda-gaikan

– Ippudo (Tokyo e outros endereços): uma das redes mais famosas de lamen do Japão e com lojas em Cingapura, Sydney e Nova York.

Marunouchi Bricks Square B1 (primeiro subsolo)

Marunouchi 2-6-1, Chiyoda-ku

(A 4min andando da saída Marunouchi-minami da estação JR Tokyo)

ippudo

  • Seu lugar de doce favorito? 

– Ouca: sorveteria de sabores típicos do Japão, que variam dependendo da estação do ano.

Ebisu 1-6-6, Shibuya-ku

(perto da estação JR e metrô Ebisu)
ouca

– Toraya: é uma das mais tradicionais casas de doces japoneses. Os assentos em seus cafés são concorridos e os drinks a base de chá verde valem a espera.

Omotesando Hills (Main Building – B1F (primeiro subsolo)

Jingumae 4-12-10, Shibuya-ku

(perto das estações de metrô Omotesando e Meiji-Jingumae)

 toraya.tokyo

– Akebono: doces e snacks japoneses tradicionais. É aqui que eu compro souvenirs para levar para a minha família no Brasil ou para amigos que vem visitar Tokyo. Na primavera, não deixe de experimentar o Ichigo-daifuku. Este motchi recheado com morango e massa de feijão azuki, é o melhor doce que eu já provei no Japão.

Ginza 5-7-19, Chuo-ku

(perto da estação de metrô Ginza)

Akebono

 

  • Quais pratos tipicos tem que provar?

 

– Sushi: não dá para vir para o Japão e não comer sushi. Mas nada de ficar só no salmão! Tente sushi o de kan-buri (olhete), sabá (cavalinha fresca), uni (ouriço do mar) e ikura (ovas de salmão), além daqueles que o sushiman te oferecer.

Sushi Rin (pronuncia-se como o “rin” da palavra coringa)

Kagurazaka 3-chome Terrace 2F

Kagurazaka 3-6, Shinjuku-ku

– Shabu-shabu: lâminas finíssimas de carne bovina (na maioria das vezes, wagyu) ou suína crua, que devem ser “banhadas” em um caldo dashi. Verduras e cogumelos frescos são servidos também para serem levemente escaldados no dashi. Os molhos que acompanham o prato são um espetáculo à parte.

Butagumi (só serve shabu-shabu de porco) – Nishi-azabu 2-24-9, Minato-ku

(Próximo às estações de metrô Nogizaka ou Roppongi)

Shabu-shabu

– Tonkatsu: Filé de carne de porco empanado. A carne de porco —acreditem!— é muito utilizada no Japão. Geralmente é leve, com pouca gordura e com sabor delicado. A salada de repolho milimetricamente cortado não está ali a toa; o repolho ajuda na digestão da gordura da fritura.

Katsuyoshi

Shin-Marunouchi Building 5F

Marunouchi 1-5-1, Chuo-ku

(Em frente à estação JR Tokyo)

Tonkatsu

Frutas da estação: morango (inverno), melão e pêssego (verão), pera japonesa e uva “kyoho” (outono).

  • Grandes mercados e feiras que valem uma visita, quais são? voce costuma ir em algum em especial?

– Tsukiji é famoso por ser o maior mercado de peixes e frutos do mar do mundo. Além de ter visitas monitoradas para o leilão de peixes, é onde se encontram os pescados mais frescos de Tokyo. Além disso, tem pequenos restaurantes que ficam abertos desde manhã cedo e com filas longas para os sushis e peixes grelhados concorridos.

  17_01

tokio-el-mercado-tsukiji-2-96

Piso de alimentação das grandes lojas de departamento

Toda loja de departamento que se preza tem o piso subsolo reservado para alimentação. Um dos mais interessantes é o da loja de departamentos Isetan, em Shinjuku, onde você encontra de tudo, de entradinhas, petiscos e pratos prontos a sobremesas elaboradas e doces tradicionais de altíssima qualidade. Diversão não só para o estômago, mas também para os olhos.

  • O que um visitante não pode deixar de levar pra casa (guloseima, bebida, utensilio de cozinha…)?

– Facas: para quem gosta de cozinhar, é um item importantíssimo. as melhores facas se encontram no Japão. o bairro de Kappabashi, em Tokyo, é o local para encontrá-las.

facas

– Hashi: hashis (palitos) personalizados, para todos os tamanhos de mão e materiais.

hashis

ありがとうございます!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One Comment

  1. Demais!!! E eu morei em Hakata (Fukuoka)!!! Mas nunca comi o lamen de lá…
    Doida pra voltar a Tokio e provar tudo que o Marcos recomenda!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>