Especial New York – Gastronomia Judaica

Pastrami ! Latkes! Arenques ! Fui atrás dos clássicos da confort food judaica!

Em Nova York, temos o privilégio de encontrar algumas das melhores cozinhas judaicas do mundo. As delicatessen tornaram-se um marco na cidade, e a cozinha Kosher aqui, tornou-se uma forma de arte.

Se uma coisa se manteve fiel as minhas expectativas foi que as delis judaicas ficaram imune à comercialização em massa (que tanto atormentam as muitas outras cozinhas imigrantes). Isso que dizer que o sanduíche de fígado e cebola picada vai ser feito do mesmo jeito que era feito para os judeus que habitavam os cortiços no Lower East Side cerca de 80 anos atrás!

Aqui está uma pequena lista de alguns dos estabelecimentos de Nova York mais conhecidos e apetitosos:

Katz Delicatessen – 205 E Houston St ( entre a Avenida A & Essex St)  www.katzdelicatessen.com
A Katz Deli é provavelmente a mais famosa delicatessen em toda a Nova York . Famosa por várias razões, tem a old-school deli vibration: look retro e decoração feia. Eles têm todos os pratos que permeiam a sua fantasia idiish: picles crocantes, uma perfeita sopa com Matzoh balls, e , claro, seu ultrajante pastrami no pão de centeio . O sanduíche é insanamente simplista e é condizente com a configuração da casa, a salinidade da carne funciona tão incrivelmente bem com os sabores suaves do resto do sanduíche que mesmo vale a 1 hora de espera na porta.

ht_katz_delicatessen_james_karla_murray_new_york_nights_lpl_130205_blog

katz_new_york

Russ and Daughter’s Appetizers – 179 E Houston St (entre East Houston St & Chrystie St) www.russanddaughters.com
Apesar de R & D ser alguns poucos metro da Katz , eles servem um estilo completamente diferente de comida. No Russ and Daughters, o peixe é o rei. Pensa na mais fina flor dos pratos Ashkenazi : arenque defumado, peixe branco, e sua estrela maior, o salmão defumado. As inúmeras versões de salmão defumado nesta deli Lower East Side dificultam a decisão sobre o que pedir.

russ-and-daughters

Russ-and-daughters-2

Serge’s New York Delicatessen – 548 3rd Ave ( entre 36th St & 37th St ) www.sargesdeli.com
O Serge’s atende os reais os nova-iorquinos, e não apenas as centenas de turistas que  fazem filas na porta do Katz nos fins de semana. Talvez o motivo principal seja porque o Serge’s fica aberto 24 horas. Isto significa que mesmo que seja 5:00 ele irá te servir todo o tipo de prazer Kosher que você poderia sonhar – Esta com desejo de comer latkes com molho de maçã? Serge’s tem a melhor e mais profunda panquecas de batata da cidade. Nada a kvetsch sobre aqui!

Jenny Adams

Picture 3-thumb-500x372

Yonah Schimmel Knish Bakery – 137 E Houston St ( entre 2nd Ave e Chrystie St) www.knishery.com
Outro ponto para o Lower East Side. Yonah Schimmel tem a maior variedade de knishes que já vi! O aroma e a complexidade de sabores que saem desses bolinhos  são surpreendentes . Yonah Schimmel aperfeiçoou a arte do Knish, agora só espero uma loja dedicada a latkes.

yonahschimmel-012110

Yonah-Schimmels-Knish-Bakery-New-York-Busines-Insider-e1345409966608

L’ Chaim!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>