Tendência mundial: Comer insetos. Anima?

Gafanhotos fritos

Vai uma fritada de gafanhotos ai? Alguém?

Se você já tiver ido para o México ou Tailândia é possível que já tenha provado.

O costume de comer insetos é muito antigo e difundido por lá. Aqui na França alguns jovens chefs, devagar, estão começando a colocar em algumas espécies no menu. E se comer insetos pode parecer algo repugnante para muitos de nós, esta prática avança em termos de criação, apresentação e sabor. Então por que não dar uma chance?

Por que comer insetos?

Por que comer uns bichos feios se você pode comer um belo bife com fritas? A pergunta é boa. Eu diria que além da experiência e desafio ainda há uma boa razão: desde que bem preparados insetos tem um excelente valor nutricional e um sabor verdadeiramente interessante. Alguns tem gosto que lembram frango, outros frutos do mar. Por vezes até avelã. As formigas que eu provei no 3 estralas L’Astrance tinham gosto de citronela!
No fundo é mais a textura e aparência que podem chocar.

Comer insetos

Se você tiver um lado “verde” posso te lembrar que os insetos são uma bela alternativa para os custos e impactos ambientais da pecuária. Eles simbolizam realmente o futuro!

Ainda não tá convencido?

Posso te oferecer mais uma informação para te dar coragem? Olha só, sem saber você já come cerca de 500g de insetos por ano!seja em frutas, pães, sucos e corantes de cor vermelha.
r

Onde comer?

Ainda não há muitos restaurantes onde você poderá encontrar insetos no menu. No Brasil, além do restaurante do Alex ATala que servem (ou serviam) as mesmas formigas comentadas acima, não conheço nenhum. Já aqui em Paris o pioneiro e mais famoso é o Le Festin Nu.

Para os corajosos bons de garfo segue o enedereço:

Le Festin Nu

10 Rue de la Fontaine du But, 75018 Paris,
Metro Lamarck Caulaincourt

aberto todo os dias no jantar a partir das 18:30.

+33 1 42 58 60 64

 

 

2 Comments

  1. Oi. Este fds fui no Oro, do Felipe Bronze, no Rio. Ele está servindo um sorvete de ostra com saúva…bem interessante, mas confesso que não fácil de comer. Parabéns pelo blog, estou acompanhando de pertinho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>