Os 25 anos do "Dîner en Blanc"

Após passar dois anos na Polinésia, François Pasquier queria reunir seus amigos para um jantar. Ao perceber que em sua casa o espaço não seria suficiente ele foi à procura de um outro lugar. Um dia ao passar de carro na frente de um parque avistou um casal muito elegante, vestido de branco, jantando tranquilamente em uma mesa com uma toalha, também branca, montada entre as arvores. Maravilhado com o contraste de cores e com a beleza serena do local, decidiu que era ali que iria fazer o jantar para reencontrar seus velhos amigos.

A idéia era simples: todos dividiam-se para trazer mesas e cadeiras e as mais diversas iguarias. A única exigência era que todos (inclusive a mesa) deveriam estar vestidos de branco. Foi assim que no dia 14 de Julho de 1988, no Bois de Boulogne em Paris, nascia o Dîner en Blanc.
Durante 4 anos o jantar foi realizado no mesmo lugar, mais e mais pessoas eram convidadas, sempre amigos de amigos. Em 1991 o grupo decidiu que queria organiza-lo em um dos pontos mais românticos da cidade a Pont des Arts, no coração de Paris. Sabendo que as autoridades nunca permitiriam que um evento como este acontecesse foi mantido segredo até o último minuto. Sucesso absoluto.
Depois vieram mais pontos turísticos: Pirâmide do Louvre, Place Vendome, Concorde, Place de Vosges…
Aymeric Pasquier, seguindo os passos de seu pai François foi o responsável por levar a idéia da França aos Estados Unidos e de lá para o mundo.
Hoje o Dîner en Blanc é realizado em mais de 40 cidades. Mantendo sempre seu conceito e respeitando a filosofia e valores ditada por seu criador há 25 anos.
Para participar de um deles você deve ser convidado por um dos membros ou deixar seu nome numa lista de espera no site e rezar para um dia ser chamado, mas isso raramente acontece.

http://dinerenblanc.info

Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim

fotos: lechorepublicain.fr, lefigaro.fr, lemonde.fr

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>