O Ás du Falafel e a receita do Falafel Perfeito

Falafel são bolinhas feitas com grão de bico ou feijão fritas em óleo.
Conta-se que que foi criada no Egito no século I D.C, a origem do seu nome vem da palavra flayfel, pimenta em árabe.
Apenas no Egito come-se o falafel feito com feijão. No resto do mundo a base do falafel é grão de bico.
Podem vir num prato acompanhados de molhos como hummus e tahine (molho feito a base de purê de gergelim). Ou em um sanduíche no pão tipo pita com salada, berinjela, cebola, tahine… depende da criatividade do lugar. O falafel é muito popular no Líbano, Síria, Israel, Egito, Turquia e Jordânia.

O melhor falafel da região
O melhor e mais famoso Falafel de Paris é o Ás du Falafel, 35 rue des Rosier.
Todos os dias (menos sábado porque fecha) há filas de turistas prontos à pagar 5,50 euros por um sanduíche de falafel super bem servido. A fila anda rápido. Após provar todos os falafeis da região posso afirmar que realmente o do Ás du Falafel é o melhor de Paris. Por que?
São duas razões: primeira: a alta rotatividade faz com que os ingredientes fiquem sempre frescos. Segunda: eles montam o sanduíche em três etapas: falafel, salada, molho, falafel, salada, molho e finalmente: só falafel e molho, isso significa que: a cada mordida você encontra um falafel, genial. Não. Mas faz toda a diferença.

Receita Falafel (livro Chef Ratiba)
300 g de grão de bico (deixar de molho por uma noite em água fria)
1 ramo de salsinha
1 ramo de coentro
10 folhas de hortelã
1 cebola
1 colher de semente gergelim
1/2 colher de chá de bicarbonato
2 dentes de alho sal e pimenta
1/2 colher de chá de cominho
1/4 colher de chá de páprica
óleo para fritar
Drene os grão de bico e seque-os bem com papel toalha, isso é muito importante para que o bolinho não se desfaça quando for fritar.

Coloque o grão de bico no processador e processe até obter uma pasta. Coloque o cebola, o alho e processe. Coloque as folhas e processe. Adicione todos os ingredientes restantes com exceção do gergelim e processe de novo. Misture o gergelim a mão, por último.

Em uma fritadeira (eu comprei uma pequena e tô achando uma mão na roda!! ) ou numa frigideira leve o óleo para aquecer. Faça bolinhas e apenas com o óleo bem quente comece a fritar. Sirva imediatamente.

Se quiser também pode assar eles no forno: pré-aqueça o forno 180graus e em uma forma untada com óleo faças bolinhas um pouco mais achatadas e asse for 20 a 25 minutos. Vira-as no meio da cocção.

128 Comments

  1. Olá, obrigada pela receita, vou fazê-la hoje! 😀

    Nunca fiz falafel e estou com uma dúvida: o grão de bico não precisa ser cozinho depois de ser retirado do molho e antes de processar?

    Muito obrigada!

    Fernanda

  2. eu amo falafel. queria tanto saber do que é feito esse molho…risos…

  3. Estou adorando seu blog
    Abraços

  4. Olá, obrigado pela receita. Você descasca o grão de bico?

  5. Pingback: "Divertisidade" – O brigadeiro do Jamie Oliver, cultura alimentar e Falafel! | Sossega Ofélia

  6. Adorei. Obrigada!

  7. Já estive no Às do Falafel…o atendimento é rápido e a comida deliciosa…o clima é jovem e são jovens da mesma família que fazem atendimento ao som de rock israelense…imperdível. O molho de iogurte com hortelã faz toda a diferença…

  8. Hum….. vou fazer hoje e volto pra contar como ficou!

  9. Fiz! Caraca! Ficou perfeito!!! Fiquei tão na dúvida se eu deveria cozinhar que fritei um primeiro pra ver de tarde hahahaahaha Nunca tinha feito. Foi fácil e ficou maravilhoso. Show de receita. Parebéns cara, vc sabe do que fala

  10. Essa receita serve quantas pessoas?

  11. Por favor,a paprica é doce ou picante? Dá par ser no liqüidificador?Muito obrigada.

    • Oi Maria, a paprika é doce.
      eu nunca fiz no liquidificador tenho medo que liquidifique demais. Se não houver outra opção eu diria para fazer com cautela, usando o botão pulsar e fazendo pequenas pausas.
      um abraço!

  12. Caramba… Eu comi esse bolinho no Chile qd eu morei lá, num hostel as donas eram de Israel… Nunca comi bolinho mais gostoso, estou com água na boca… Só uma pergunta, com o mix da pra fazer? Nem acredito que vou comer de novo…

  13. Desulpa, eu fiz mas o meu não ficou mt Verde… M Evantira uma dúvida, qt é um ramo?? E o pacote inteiro q vem a salsinha e o coentro???

    • Oi Lilian, um ramo seria um bouquet (uma pacote inteiro sim) mas se for muito grande o pacote pode usar meio, vai de gosto. Voce pode usar meio de salsinha, meio de coentro!

  14. Vou fazer! E ainda acho que o Acarajé deve ser “primo” ou vice e versa…

    • bem colocado Erico! nunca tinha pensado nisso!
      aquele abraço!

    • “brimo” rs

    • Érico, bem observado, pois o acarajé que deu origem ao brasileiro é por sua vez semelhante ao Falafel árabe inventado no Oriente Médio. Os árabes levaram essa iguaria para a África nas diversas incursões durante os séculos VII a XIX. As Favas secas e Grão de bico do Falafel foram alternados pelo feijão-fradinho na África.

    • NÃO TENHA DÚVIDA, OXENTE. INGREDIENTES SEEMELHANTES, TECNICA DE PRODUÇÃO E ATÉ O MARKETING. EM JERUSALÉM ORIENTAL FRITAM PEQUENOS FALAFEL EM CASA, PÕEM NOS TABULEIROS COM PITAS- O PÃO TIPICO LOCAL, PLANO E MOLENGO. VENDEM OS DOIS JUNTOS. EM INSTALAÇÕES FIXAS, CONTUDO, FRITAM NA HORA E O CLIENTE ESCOLHE OS ACOMPANHAMENTOS VEGETAIS E OS MOLHOS. CONHECI O FALAFEL DA RUE DES ROSIERS MAS NÃO VI FILA: VI UM GRANDE ACOTOVELAMENTO DE GENTE À NOSSA MODA BAIANA. COM UM FALAFEL POR DIA, EM SEIS MESES, EM ISRAEL, ENGORDEI 8 KILOS

  15. Pingback: Falafel. | A Cozinha Sincera

  16. Bom dia!!
    A receita é uma delicia!! Gostaria de saber se fica bom congelar a pasta!! Sei que nada fica muito bom congelado, mas seria uma tranquilidade deixar tudo pronto, né?

  17. Olá Senhoras/Senhores do site. Parece-me uma excelente receita, porém, sempre tirei a pele do grão de bico. Isso não é mais necessário?
    Muito obrigada
    Ana Maria

  18. eu poderia hidratar a farinha de grão de bico, ou tem que ser o grão?

  19. Fiz a receita assando na maquininha de cupcakes e ficou ótimo, servi com o molho de iogurte que você sugeriu. Delícia!

  20. Olá!! Essa receita é maravilhosa!! Já fiz duas vezes e foi sucesso total!! Abraços e obrigada!

  21. Sobre o molho, que tipo de iogurte você sugere? O natural desnatado? E mistura à mão ou no liquidificador?

    • o natural sem ser o desnatado neste caso é melhor Juliana. Pra misturar eu uso o mixer de mão. Ou então o liquidificador na opção pulsar. não bata muito para não ficar muito liquido.
      abraços!

  22. Bom dia!!! só uma dúvida: a páprica que você usa é a picante ou a doce? abraços!!

  23. Ola
    Gostaria de saber se posso fazer com grão de bico ja cozido, aqueles naturais, so conservados em sal e agua
    Obrigada
    Abraços
    Amanda

    • Oi Amanda,
      olha, poder pode, já vi fazendo, mas eu mesma nunca fiz.
      É verdade que é mais pratico, mas sem duvidas não vai ficar a mesma coisa…
      abraço!!

  24. Fabio Vincenzo Lorente says:

    Bom Dia…
    Gostaria de saber se tem noção do porque se usa bicarbonato?
    Grato e Parabéns pelo Blog

  25. Grata pela receita do falafel, parece magnifica e vou experimentar hoje! No entanto tenho uma dúvida: Poder-se-á congelar as bolinhas para as fritar mais tarde, tipo ter pronto em casa no congelador e tirar para as fritar para visitas de ultima hora?

  26. morei no egito muitos anos e sou casada com em egipcio. moramos no brasil agora… vou fazer para ele agora. ja coloquei o grao de bico na agua… sera q eh necessario ficar 24hrs de molho?? espero nao passar vergonha kkkkkkkk mais patece otimoooo

  27. eu idiotamente entendi que era para cozinhar o grão de bico… Os bolinhos se desfizeram no óleo. Há salvação, ou jogo fora? Posso por trigo ou algo assim? O gosto da massa tá ótimo…

    • Não seja tão duar com você mesma Raq! Da pra fazer um monte de coisa com esse grão de bico cozido ai. Assim de bate pronto pensei numa receita juntando farinha de rosca (por que ela jea é semi-cozida) pra dar consistencia, modelar umas panquequinhas e assar ou fritar.

  28. Olá! Você teria uma receita de molho de gergelim?

  29. Meu marido fez e ficou delicioso!!! Empanamos alguns com gergelim e linhaça ficaram chocantes e bem gostosos. Parabéns pela receita!!!

  30. Gostaria de saber quais são os ingredientes do sanduiche (pita com falafel) deste estabelecimento em Paris.
    Como é preparada a berinjela deste sanduiche

  31. Cleide Szpektor says:

    Fiz a receita de Falafel e ficou muito bom
    O único problema é quando fui fritar , alguns abriram quando coloquei na frigideira .
    Será que estou fazendo alguma coisa errada ?
    Por favor , me oriente
    Estou no aguardo
    Obrigada

    • Muitas podem ser as razões: a temperatura do oleo por exemplo, se estiver senão estiver quente suficiente ou voce colocar muitas bolinhas para fritar de uma vez seus falafeis podem colapsar. Se voce usou grão de bico em lata ao inves do seco tambem pode ser uma das razões. Uma dica é congela-los antes de fritar (não precisa descongelar frite-os assim) isso pode ajudar.

  32. Hummmmm eu adoro falafel,e meu marido que é de familia árabe muito mais!
    Quero fazer hoje ,se meu bebê deixar claro rsrs.
    Obrigada pela receita,já vi comentários de que ficam muito bons!!

  33. Olá, acha que se eu fritar e congelar posso aquecer no forno depois, como nuggets por exemplo? Obrigada

  34. Bom dia, excelente receita, sou fã de falafel e posso dizer que foi um dos melhores que já experimentei!
    Tenho contudo, umas dúvidas a respeito de ingredientes:
    A pimenta, é a síria, do reino ou vermelha tipo dedo-de-moça? Usei pimenta síria quando fiz.
    A páprica é a doce ou a picante?
    Muito grato!

    • Mais uma dúvida que esqueci de incluir… Na receita diz 1 colher de semente de gergelim, na dúvida fui por colher de sopa, uma vez que adoro gergelim. Mas seria colher de chá ou de sopa?
      Novamente, muito obrigado!

    • Obrigada Marcos, eu adoro esta receita tambem!
      pimenta siria, sem duvida em primeiro lugar! depois, se não tiver pode usar outras em pó, evito usar pimenta fresca aqui.
      A paprica é a doce.
      um abraço!

  35. Fiz hj e ele derreteu completamente na frigideira!
    Eu passei o grao de bico 3 vezes pelo papel toalha e parecia seco! Tanto que ate ficou dificil de bater, pois nao tinha liga…. Como se certificar de que esta seco o suficiente?

    • Olá, se voce passou 3 vezes pelo papel toalha acredito que estava seco, podem ter algumas razões para ele ter derretido na frigideira: a temperatura do oleo por exemplo, senão estiver quente suficiente ou voce colocar muitas bolinhas para fritar de uma vez seus falafeis podem colapsar. Se voce usou grão de bico em lata ao inves do seco tambem pode ser uma das razões. Uma dica boa aqui é congela-los antes de fritar (não precisa descongelar frite-os assim) isso pode ajudar. Um abraço.

  36. Em 1 semana que estive em Paris comi falavel 3x de tanto que amei. …vou fazer sua receita e tentar montar o sanduíche. .mas. eles fazem tão rápido quanto não dá para ver quais saladasão colocam….lembro de repolho,tomate…..acho q pimentão vermelho. …esta certo? Quais as saladas q eles usam?

    • sei que tem beringela frita, repolho roxo, cenoura ralada, tomate em cubos e muito tahine!
      faz essa receita sim! ela muito boa!
      depois volta pra me contar.

  37. Obrigada pela receita! Fiz e ficou muito bom!!!

  38. marlene nancy de oliveira de fazzio says:

    acabei de fazer e fritei um para experimentar pois achei que ia desmanchar. Não desmanchou e ficou delicioso

  39. Experimentei em Paris.
    É divino!

  40. Vim aqui com o coração cheio de amor agradecer essa receita !! Fiz algumas vezes mas esse foi o melhor falafel que eu já fiz na vida !! Crocantissimo por fora, molinho por dentro, e muito bem temperado !! Amei !!

  41. Camilla Abatti Antunes says:

    OLá!

    Muito obrigada por compartilhar sua receita!
    Simplesmente espetacular! Parabéns!

  42. Eu fiz essa receita, ficou sensacional, uma delícia. muito grata!

  43. Shirley Cupolillo says:

    Há dias estava paquerando esta receita, pois ADORO falafel… fiz e ficou absolutamente maravilhosa!!!! RECEITA PERFEITA!!! Só caprichei mais no gergelim !! Todos da casa elogiaram!

  44. Estou desejosa de experimentar esta receita mas tenho uma dúvida: sementes de gergelim e sementes de sésamo são a mesma coisa? Obrigada!

  45. Eu fiz esses bolinhos mas cozinhei o grao de bico pela receita q tinha visto, Achei que eles ficaram um pouco seco,não gostei mto, Ainda tenho um pouco da massa , o que posso fazer?

  46. Minha dúvida é quanto ao tempo a ser deixado de molho. 8 horas é suficiente?

  47. Gostei muito.
    Fiz a receita para a namorada, sem utilizar a pimenta, porque sou alérgico.
    Rendimento de 40 bolinhos, ficou uma delícia e foi bem barato, R$3.20 por trezentos gramas de grão de bico, mais um bocadinho dos temperos.
    A maior dificuldade foi na hora de processar, pq tive que colocar aos poucos, senão não ficava uma pasta legal.
    Recomendo! Um abraço!

  48. Olá, gostaria de fazer a receita agora, mas não deixei o grão de bico de molho ontem. Sabe se tem um jeito mais rápido para que eu possa fazer o falafel hoje? Posso cozinhar o grão de bico?

  49. Posso congelar eles antes de fritar?

  50. Acabei de fazer
    Só troquei o gergelim por 1 colher de sobremesa de tapume, porque não tinha gergelim em casa
    Ficou realmente muito bom
    Obrigada por dividir essa receita

  51. Tahine, esse corretor do iPhone, desculpe

  52. Rafael machado says:

    Fiz e ficou ótima. O bicarbonato realmente faz toda diferença. Mas acho que o fato de processar demais é ruim, porque por dentro fica yma verdadeira pasta. Da próxima vez vou bater menos o grão de bico para que não fique tão pastoso. Obrigado pela receita.

  53. Luciana Albuquerque says:

    Olá Fernanda.
    Eu amo seu blog!
    Esse falafel aí é bom demais mesmo! Os caras não são muito simpáticos mas supero isso em nome dessa delícia. Vou lá desde 2009 por dica da Lina do Conexão Paris.
    Ficarei aqui em Paris até setembro, espero provar todas as suas dicas.
    Obrigada!

  54. Pingback: Falafel. ⋆ A Cozinha Sincera

  55. pessoal, quero agradecer a receita e dizer que ficou magnífico. já comi esse de Paris e ficou igual mesmo! fiz no mixer pq não tinha processador e deu certo, só deu mais trabalho. fiz molho de tahine pra acompanhar. muito obrigada

  56. Ola, quanto falafels rende essa receita?

  57. Sou Italiano mas passei muitos anos no Cairo, Egito. Todos os dias ,eu comia falafel no lanche ou nos passeios…. semre achei que o Falafel era feito de fava ???? Ok; vou esperimentar sua receita .. Obrigado

    • eu por minha vez sempre soube que eles eram feitos de fava e grão de bico. Mas eu até hoje só comi o feito com grão de bico. Preciso tentar uma receita com fava. Tem uma para me passar?

  58. Olá!

    Um ramo de salsinha e coentro seria o mesmo que um maço?

  59. Maria Sueli da Silva de araujo says:

    Bom dia querida.

    Amei a receita e vou fazer, comi muito no Oriente Médio .
    Comi tbm um molho de tomate frio, delicioso um pouquinho adocicado, vc teria a receita?

    Obrigada e parabéns .

  60. Adorei a receita e vou fazer. Pergunta: pra ficar mais crocante, não é preciso passar na gema e farinha de rosca antes de fritar? Porque eu gosto beeemm crocante. Rs. Parabéns pelo site. Obrigada.

  61. Hummmmm! É mesmo! O melhor do mundo, já provei! E vou fazer sua receita! Amei! Tks

  62. Olá! Fiz questão de vir comentar e dizer que segui sua receita e foi sucesso total! Confesso que ao modelar os bolinhos, estava com a sensação de “não vai dar certo” hahaha porque a preparação fica mais parecendo uma farofa úmida do que uma massa mesmo (pelo menos pra os padrões de massa que eu conheço). Vim várias vezes olhar as fotos, tentando descobrir a textura, mas no final deu certo!!! Eu e meu marido tivemos um maravilhoso jantar árabe com nosso bebê, foi uma noite super feliz. Obrigada por compartilhar conosco e ajudar esses momentos a acontecerem!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>