Nouvelle Vague: Oyster and Lobster Bar

Cada 6 meses tem uma nova moda gastronômica que desembarca nos pratos e nos menus parisienses. No verão deste ano são as ostras e as lagostas que conquistaram os gourmets. E desta vez não é só aqui que esta moda pegou, o fenômeno é internacional. Em Nova York, as ostras são degustadas em bares chiques ou baratos, geralmente de pé no balcão, acompanhadas de vinagrete ou ketchup. É o caso do famoso Oyster Bar escondido no sub-solo de Grand Central Terminal.
Em Paris, onde as elas nunca seriamente saíram de moda, dois novos endereços se destacam entre a farta lista de bares que servem ostras: I’Ilot,especializado em peixes e frutos de mar, com uma varanda fantástica e o MaryCéleste, que ganhou fama pela variedade de tipos e tamanhos, lá você pode degustar ostras francesas, britânicas e japonesas e conhecer as diferenças entre elas, eles explicam tudo.

Paradoxalmente nos meses do verão europeu e americano (junho, julho, agosto) é tempo de reprodução das ostras, logo as servidas em todos estes bares durante o verão são de cativeiro, o que pode diminuir seu sabor. É uma boa época então para atacar as lagostas! Aqui, elas abandonaram seu status de produto de luxo e são vendidas com maionese, entre dois pedaços de pão de leite, como um cachorro quente! Os chamados: Lobsters Roll. Para experimentar estas delicias sugiro: o LobsterBar e o Valois em Paris e o Burguer and Lobster em Londres.

Neste link tem um passo a passo que ensina desde como matar e cozinhar a lagosta até chegar no Lobster Roll, se vocie quiser se aventurar clique aqui (em inglês)

Bon Appétit! 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>