Não se assuste se for a um restaurante chique francês e…

le meurice

Então você esta aqui em Paris. De férias, a trabalho, de passagem, pouco importa. Te convidam (ou você se convida) para um restaurante chique, de sonho, daqueles caros mesmo. Fez você muito bem!
Eu sou a primeira a dizer este dinheiro será muito bem gasto, serão 3 horas (um jantar desses deve durar cerca de tres horas) de puro deleite, descobertas e mimos. Sem dúvida será bela experiencia. No entanto esteja preparado para os seguintes acontecimentos:

185298706-bel-air-hotel-sortie-au-restaurant-serveur-vin-rouge

Só tem preço no cardápio dos homens
Isso mesmo Monsieur! Isto está diminuindo, mas o cavalherismo (ou machismo) não morreram em alguns restaurantes chiques franceses. Somente o menu entregue ao homem tem o valor dos pratos.

restaurant-la-GrandVigne-Sources-de-Caudalie-64

Água e pão
Em geral, em restaurantes muito finos há pelo menos um garçon por mesa. Ele estará lá para lhe servir durante todo o jantar e é treinado para não deixar seu copo vazio (seja de água, seja de vinho) e nem apenas com um pedaçinho de pão. E geralmente os pães são variados, quentinhos e espetaculares.

Cloche

A dança dos Cloches
Cloches são aquelas coberturas prateada que vem em cada um dos pratos servidos na mesa para manter o calor. Os garçons são instruidos de tira-los todos simultaneamente. Não são todos os restaurantes que mentiveram esta tradição. Mas se tiver, fique atento, é bonito de se ver!

2303432

O silêncio
Quando você entra na grande sala de um bom restaurante francês o principal barulho que se escuta é dos copos ou dos talheres. O ambiente é descontraído porém, silencioso. Falar ou rir alto, não é padrão.

DSC_4890thonon bouteille verre

A água é cara
Já contei que aqui que na França você pode pedir uma garrafa d’agua sem pagar por ela desde que peça corretamente: carrafe d’eau. Vale lembrar no entanto que esta água é da pia porém totalmente potável. Alguns outros bons restaurantes oferecem sem custo aguá filtrada. No entanto, são poquissimas as pessoas que pedem carrafe e sim a bouteilles d’eau que são as águas minerais. E elas são caras.

_i267764

As pessoas estão muito bem arrumadas
Se você reservou um bom e chique restaurante aqui em Paris, entre no clima e capriche no visual. Jantar fora é programa favorito do parisiense e ele adora se arrumar para isso. Se tiver mal vestido é possivel até que alguns restaurantes não lhe deixem entrar, ou no minimo emprestarão um terno ou casaco, como já vi acontecer mais de uma vez…

restaurant-pierre-gagnaire-paris-salle-01 © THOMAS_DUVAL

Nem todos os restaurantes chiques tem decoração de palácio
É claro que você vai encontrar palácios e hoteis com restaurantes incríveis. Mas isso está longe de ser um padrão. Muitos dos melhores e mais caros restaurantes chiques de Paris possuem decorações modernas e elegantes.

 

2 Comments

  1. Voce esta em paris? eu moro aqui podemos conversar?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>