Lazare, o novo restaurante do chef Eric Frechon em Paris

Tenho uma teoria que um restaurante nunca é tão bom quanto no momento que ele abre suas portas. Porque: tá tudo novo, o dono e o chef  estão lá todos dias, o staff esta mais cuidadoso procurando cultivar os clientes, muitas visitas de jornalistas e críticos…enfim.

O Lazare não tinha nem um mês de idade quando num domingo a tarde fui lá testa-lo. Sabia que não poderia sair nada de ruim dali já que é um dos meus chefs favoritos que assina a cozinha, mas a surpresa foi maior que eu esperava.

restaurante-lazare-paris-brasserie-eric-franchon-gare-saint-lazare-cozinha-francesa-franca

 

Eric Frechon au Lazare

A única má noticia da refeição: fomos obrigada a pedir o “brunch” de domingo que tem um valor salgado de 38 euros por pessoa.

Mas o brunch do chef Frechon não tem salsicha nem panquecas… É entrada, prato e sobremesa.

Pra começar foram enviados dois ovos mimosa (ovos recheados com maionese de atum ou caranguejo), um escabeche de cavalinha com raiz forte, uma salada verde, pão e manteiga.

O ovo estava ok, a maionese cremosa bem equilibrada com atum, o molho bechamel quentinho, nada de especial. mas misturou bem com a vinagrete cítrica da salada de alface que já veio temperada. Já o peixe à escabeche com molho de raiz forte estava muito bom: uma bela cavalinha, grande e carnuda como elas devem ser (nunca compre uma cavala pequena), cozinhada inteira no vinho branco, guarnecida gelatina de peixe e pequenas rodelas de cenoura. Muito saborosa, foi uma ótima entrada, para acordar o paladar.

IMG_1492

O prato: Entrecoté de vitela com bacon, mini cebolas confitadas e champignon servido na panela de ferro. Ele estava, atenção para o que eu vou falar agora: uma das melhores coisas que já comi na minha vida. Isso mesmo. A carne se desfazia na boca, a faca poderia ser dispensada pois apenas com uma colher daria para cortar-la em pedaços. O molho, era um demi-glacê (caldo de carne reduzido por mais de 12 horas) que foi feito com tanto carinho que parecia que minha vó estava dentro cozinha. Os champignons e as cebolas eram levemente adocicados para equilibrar  com sabor salgado do molho que misturado ao creme de batatas (pois me recuso a chamar aquela untuosidade de purê) formava a garfada perfeita. Divino. Minhas sinceras parabenizações Monsieur Frechon.

IMG_1493

Depois, para refrescar o paladar o chef  nos enviou mini morangos silvestres com chantilly, uma pequena bola de sorbet de frutas vermelhas e um fio de torta de chocolate amargo enfeitadas com avelãs caramelizadas. Acertou de novo chef. Até a torta de chocolate que quando eu vi pensei “Será?!” superou minhas expectativas: não muito doce, com a base crocante e no tamanho perfeito.

IMG_1494

Eu disse que 38 euros era salgado para esta refeição? Reconsidero. Foi doce e prazeroso como o licour de amêndoas que pedi junto com a conta.

RESTAURANT LAZARE 

Gare Saint-Lazare, entrada pela passarela interior ou pelo centro comercial nível rua.

Tel. 01 44 90 80 80 (vale ligar e fazer uma reserva)

Aberto todos os dias até meia-noite.

Metro Saint-Lazare linhas 3, 12,13 e 14.

2 Comments

  1. Luciana Oliveira says:

    Olá Karen, cheguei ao seu blog pelo site do conexão Paris e estou gostando muito das indicações que você da sobre os restaurantes, postando fotos e valores, bem legal e informativo para nós que saímos do Brasil sem conhecer nada nem ninguém por ai rsrs. Gostei em especial do restaurante Lazare mas fiquei com uma duvida a respeito deste cardápio de domingo, só é servido este brunch neste dia? E o valor você sabe me dizer se ainda é este? Como você disse não é tão salgado assim considerando a quantidade de comida que vem né, é isso tudo mesmo? É para servir mais de uma pessoa né, e essas sobremesas pareciam estar uma delicia!! Ultima questão, é servido em qualquer horário inclusive no jantar? Eu, meu marido e mais quatro amigos estamos chegando na cidade dia 22/05 e já quero reservar para irmos.
    Muito obrigada pelas dicas valiosas,
    abraço
    Luciana

    • Oi Luciana! que bom que voce esta gostando dos posts, fico feliz!
      Quanto ao brunch de domingo no Lazare, não, eles não servem só o brunch, servem outros pratos “a la carte tambem”, o brunch mesmo muda todo o fim de semana então talvez voce não pegue os mesmos pratos que eu comi, até muito provavelmente sejam outros. Mas posso quase lhe assegurar quase com certeza que tudo o que voce for comer lá sera bom, o chef é excelente! Mas atenção o valor de 39 euros pelo brunch é por pessoa tá. quando eu fui ele era servido até as 15h.
      um abraço, Karen.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>