Chartier – A Brasserie mais mítica de PARIS

O barulho dos pratos, os garçons em aventais brancos que não param de correr, o cheiro de cozinha francesa… Bem-vindo ao Bouillon Chartier, uma das brasseries mais tradicionais de Paris. Há 120 anos, este endereço típico da Belle Époque ainda atraí muitos parisienses e turistas de todo o mundo. Ao empurrar a pesada porta porta você descobrirá este atemporal bistrô.

Chartier 1

6a00e553e306bb883301a3fce052a5970b

D13202

Foi em 1896, os irmãos Frederic e Camille Chartier decidiram abrir  seu bistrô com a promessa de oferecer pratos tradicionais a preço justos. E foi em uma antiga estação de trem perto da estação Grands Boulevards que a dupla apostou suas fichas. Muito inspirados na presente estrutura arquitetônica do local, eles adotam uma sublime decoração Belle Epoque que combina perfeitamente com as grandes janelas e pé direito altíssimo.

Em 1989, o lugar, já era um monumento histórico. 120 anos mais tarde, quase nada se alterou. Cerca de 50 milhões de refeições foram servidos por este restaurante aberto 7 dias 7.

Vítima do seu sucesso, às vezes pode-se encontrar uma fila no pequeno pátio um pouco antes da entrada. As mesas estão sempre cheias e a valsa de pratos não para. O garçom, vestido com um colete preto e um avental branco, traz o menu composto por os medalhões da cozinha francesa: ovo maionese, alho-poró à vinagrete, frango assado, compota de maçã, profiterole … o pedido é rabiscado ali mesmo na toalha de papel branca. O serviço é expresso, não espere formalidade nem bajulações. A atmosfera é simples, bem-humorada e amigável. Pode-se facilmente imaginar Piaf e Marcel Cerdan sentado nesta “bagunça completa”. A comida? Certamente não é sensacional, mas comer lá nós dá a impressão de se fazer parte da história … Para tentar ir pelo menos uma vez.

Bouillon Chartier

7, rue du Faubourg Montmartre 75009

Grands Boulevards (linha 8-9)

Das 11:30 às 0:00

01 47 70 86 29

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>