10 especialidades francesas que você não pode deixar de provar

Uma lista honesta e resumida (é claro, tem muito mais) das especialidades francesas que acredito que todos devem provar quando vierem pra cá.

1. Os queijos – tem mais de 300. Prove quantos puder.

tout-un-fromage-plateau-1

2. Os crepes – Se achar uma boa creperie vá. Não é caro, peça uma cidra para acompanhar, coma um salgado e um doce de sobremesa. Sobretudo evite os crepes de rua.

galette

3. O crème fraîche – o creme de leite azedo (menos azedo que o sour cream americano mais mais azedo e pastoso que o nosso creme de leite fresco) é pedido em várias receitas, doces e salgadas. Os vendidos em feiras, a granel, são os melhores.

zbrys4du9cpfzhk5fq3d

4. A Flammekueche – uma especialidade da Alsácia , facilmente encontrada em Paris. Muio saborosa, é um tipo de pizza de massa muito fina, quase folheada, coberta com crème fraiche, cebola e bacon. Quando os ingredientes são de boa qualidade é uma das coisas mais gostosas que já comi.

Tarte flambée with Liberte Greek yogurt

5. As patisserie – são tantas, tão diferentes e de uma qualidade absurda. Os imperdiveis na minha opinião são: mil folhas, bomba de caramelo, tartelete de framboesa, Saint Honore, Trianon e, o Opera para quem gosta de doce com café.
patisseries-lt

6. O presunto cozido – Em materia de presuto cru a França tem suas estrelas mas nenhum que seja comparato que um Belota por exemplo. Agora, se formos falar de presunto cozido, meu amigo… aqui tem um dos melhores do mundo.

Jambon de Paris

7. Mateiga – a minha marca favorita é a Bordier (já falei dela aqui), mas existem inúmeras boas pelas feiras e queijarias

media_xl_4299547

8. Os biscoitos Bretões – os biscoitos amanteigados vendidos nos supermercados tradicionais são absolutamente deliciosos: Mere Poulard é uma marca famosa, bem distribuida e boa.
SableBretonTop

9. Baguette – não é em qualquer lugar que a baguette é boa, tanto que eu no dia dia não compro baguette, prefiro outros paes mais mais rusticos. Agora, eu não sou super fã mas os caras aqui são não é verdade? Se quiser comer uma baita de uma baguette recomendo pesquisar a padaria mais perto de você. Todos os anos sai o rankig das melhores baguettes de Paris, e é fácil de achar na internet.

3bae7f05-ba4c-4ede-8e1f-d3f112a46e76--2014-0218_genius_william-alexander-4-hour-baguette-745

10 -Vinhos, claro!  nada como beber um bom vinho nacional ! Mas olha, talvez seja um choque o que vou dizer, mas esse negócio que te falaram que em super mercado você pode comprar vinho bom e barato (tipo 4,5 euros) é lenda. Se você tem uma ínfima noção de vinho irá descobrir da pior maneira que vinho barato de supermercado é ruim. Entre numa pequena e acolhedora cave de rua. Converse com o vendedor que geralmente é um apaixonado pelo tema. Conte o que você vai comer, fale quanto você quer gastar e aceite a sugestão dele. Tenha em mente que existem ótimos vinhos por 10 euros.

vin-artikel-500x281

 

Sei, que deixei de fora o pain au chocolate, o croissant, o chaison aux pommes, os gaufres, os calvados, e outras dezenas de coisas. Quem sabe mais pra frente não sai um volume dois.

One Comment

  1. Adoro a França:gastronomia,monumentos,passeios…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>