Objetos de Cozinha: Fouets e Soufflé de Maça

Se pronuncia Fuê. Pode chamar também de batedor de arame mas o nomezinho dele é esse: Fuê (Fouet).
E ele é sim essencial para sua cozinha! A princípio, se diz que ele serve para agregar ar ao mesmo tempo que mistura os ingredientes deixando-a mais lisa e homogênea. Ao agregar ar numa mistura ela aumenta o volume e fica muito mais leve. Use-o para bater claras em neve, chantilly, misturas de bolo, omelete, suflês, mousses, molhos de salada, maioneses.. Serve também para misturar ingredientes secos como farinha e açúcar, sal, fermento e quebrar aquelas pelotas inconvenientes. Conforme for pegando intimidade você vai descobrir suas dezenas de utilidades e vai ver como ele é importante numa cozinha.
Prefira os de aço inox ao de silicone e plásticos que são mais frágeis e duram menos.Se você já tem um Fouet em casa e adora utensílios de cozinha continue lendo. Se você ainda não tem um Fouet, vai comprar o seu primeiro, descobri-lo, ama-lo e não se interessa muito por utensílios de cozinha porém gosta de cozinhar e comer bem vá direto para receita de Soufflé de Maça abaixo que é fácil e faz bonito.

Agora aos amantes de utensílios de cozinha, lhes apresento a Família dos Fouet (clap, clap, clap) !

Fouet clássico: pode vir rem diferentes dimensões, as tradicionais são:

17cm, 22cm e 27cm. Servem para bater líquidos e misturas secas.
Fouet de molho: muito parecido com o fouet clássico só que com o corpo mais alongado, não agrega tanto ar quando o outro mas é muito bom para bater molhos e cremes. As vezes voce tem um fouet de molho em casa e nem sabia, não tem problema.
Fouet Plano: serve para bater pequenos volumes e para preparações que contem produtos delicados como ervas por exemplo. A versão em espiral plana é ideal para recipientes altos e ele brilha em preparação com ovos como omeletes e ovos mexidos.
Fouet Bola: ele é duas vezes mais rápido que o fouet clássico e demanda menos esforço para bater as misturas que precisam de ar, graças a sua pequena bola de cerâmica que fica entre os fios. Esta bolinha se movimenta durante a preparação e ajuda a dissolver pelotas e misturar rapidamente os líquidos. É excelente para bater claras em neve e mousses com rapidez
Fouet de emulsão: não se trata de um fouet como os outros, ele é usado principalmente quando a preparação já esta pronta e serve para emulsionar (agregar volume rapidamente) muito usado em misturas leves como: vinagretes, massas de crepe, maionese.

Mini Fouet: é utilizado na preparação de cocktails outras bebidas como chocolate quente, com a mesma função que o clássico só que com o tamanho reduzido que o permite entrar nos copos e xícaras.

Agora uma receita que usa o ar como combustível:


Soufllé de Maça

(para 6 a 8 pessoas, depende do tamanho do seu potinho/ramekin de soufflé)
4 ou 5 maças gold
5 claras de ovo
40 g de açúcar (mais um pouco para untar os potinhos)
1 pitada de sal
Manteiga para untar
Açúcar e canela para decoração (opcional)Descasque, tire as sementes da maça e corte-as em cubos médios. As cozinhe em uma panela com metade do açúcar (20g) e um copo de água pequeno. Deixe o liquido todo evaporar e mexa bem até obter uma compota bem seca. Reserve em temperatura ambiente.

Preaqueça o forno 210 graus. Unte generosamente os potinhos do suflê com manteiga e açúcar. Deixe na geladeira por 10 minutos. Bata as claras em neve com uma pitada de sal com um fouet ou na batedeira. Um pouco antes delas ficarem firmes acrescente o restante do açúcar. Com a ajuda de uma espátula incorpore delicadamente as claras em neve a compota.
Preenche os potinhos, limpe o contorno para que eles cresçam com perfeição e coloque no forno preaquecido por 12 a 15 minutos. Salpique o açúcar e canela em cima. Sirva imediatamente!
Importante: Os so
Soufflés não esperam ninguém! Senão for comido na hora ele murcha e fica feio! Mas saindo do forno é insuperável!
Bon appetit!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>