Objetos de cozinha: As Facas de Chef

São inúmeros os artigos falando sobre facas e poucos deles contam que na verdade na sua cozinha de casa você precisa essencialmente de apenas duas: uma faca de chef e uma faca doffice. Com essa dupla você pode realizar, quase qualquer tipo de prato.  
Então vamos lá:

A Faca de Chef: alguns chefs costumam dizer que ela deve ser a extensão da sua mão, serve para cortar, picar, filetar e o que mais for necessário com todos os ingredientes.


Anatomia:

1 A parte do meio de faca é usada para cortar materiais duros e macios. A forma ligeiramente convexa da faca é ideal para cortar alho-poró, cebolinha, salsinha, etc.

2 Com a frente da faca, você corta cebolas, cogumelos, alho e outros vegetais que necessitam de cortes finos.

3 A resistência da parte de trás da cabeça da faca pode quebrar pequenos ossos ou abrir as conchas de crustáceos. Atenção: Não use para cortar osso! Este é o trabalho para um especialista: o cutelo.

4 Com a parte de trás da lâmina (o calcanhar) da faca,  você pode cortar os alimentos com alta resistência como alimentos congelados.

5 Esta parte larga da lâmina serve para achatar alimentos como alho, nozes e bifes. Você deve utiliza-la também como espátula para manipulação e movimentação dos ingredientes cortados.

Como segurar: Existem várias maneiras de segurar a faca, vai de acordo com suas preferências pessoais e conforto. Aqui está a maneira clássica utilizada pelos chefs franceses:

1 Passe os três dedos ao redor do cabo perto da cabeça faca.
2 Feche os três dedos sobre o cabo, fazendo um “L” com o polegar e o dedo indicador e em seguida feche-os sobre a lâmina da faca. 
3 Agora faca está bem estabelecido em sua mão e pode ser facilmente utilizado.

650

A faca de office deve ser pequena, com uma lamina de 9cm a 10cm no máximo. Tem uma ponta fina e serve para fazer cortes precisos tanto em vegetais como em carnes ou peixes. Assim como a faca de chef voce vai usa-la todos os dias. Invista em uma boa. O modo de segurar é parecida com a faca de chef, com a vantagem de ser mais leve, menor e precisa.

Como escolher suas facas: Não tem regra para o tamanho, a faca tem que ser confortável ao pegar. Que nem roupa, tem que ir na loja, pegar, experimentar, testar, fazer os movimentos de corte com a mão. Sentir se o peso está adequado, se o cabo é confortável, tudo isso é importante. Depois se quiser anote o nome e a referência da faca e compre pela internet, elas costumam ser bem mais baratas online.


As melhores marcas
Difícil dizer, há varias marcas boas, depende de quanto você quer gastar. Eu costumo investir em marcas alemãs como Wusthof, WMF ou nas japonesas como a KAI e a Global (a minha favorita de todas). O ideal é ir numa loja e experimentar elas na mão para sentir o peso.

Com essas duas facas a sua cozinha já estará bem servida, o difícil é parar por aí, comprar facas é um vício, você vai ver…

 

4 Comments

  1. Onde posso comprar este cortador e as facas da marca wusthof moro em curitiba

  2. Pingback: Os 10 principais erros que fazemos na cozinha e como evitar | Eu como sim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>