Sobre facas. E a receita do Steak Tartare

Já aconteceu mais vezes do que eu posso contar, estou na cozinha de um amigo, de frente para uma melancia, ou uma abóbora, ou uma pilha de tomate e cebolas: “Onde você guarda suas facas?” eu pergunto. Meu amigo puxa uma gaveta da cozinha e quase se desculpando me dá uma faca de bife (como aquela que esta no meio acima) ou uma que vem naquele kit horroroso acompanhado do suporte de madeira comprado em meados dos anos 2000. “Esta é a melhor faca de casa” é o que eu escuto.

É possível que eu seja um pouquinho obcecada por facas, mas o que você esperava de uma graduada de escola de culinária? E sim, eu sei que facas decentes são caras. Mas o fato é que você não precisa ter uma dúzia de facas, duas boas, uma pequena e uma faca de chef são suficientes (conheça mais sobre estas duas neste post). Nada, eu repito, nada vai melhorar mais a sua experiência culinária do que uma boa faca.
Regra nº1: Quer cozinhar bem? Então tenha uma faca tão boa quanto quem cozinha de verdade.
Regra nº2: Saiba afiar a sua faca
Depois de uma faca profissional você precisa de uma maneira de mante-la afiada. A melhor maneira de manter suas facas afiadas, na minha opinião é mandar elas para um afiador profissional pelo menos duas vezes por ano. Entre as afiações você pode mante-la com um bom fio, passando alguma vezes de cada lado pela chiara antes de usar, aqui tem um vídeo muito bom que te ensina a fazer isso. Este é um habito saudável que se você incorporar fará a sua experiência na cozinha ainda mais agradável.
Agora que você tem uma faca boa, afiada, você pode atacar essa receita.

 

Receita: Steak Tartare Talhado na Ponta da Faca
Ingredientes (para 2 pessoas):
– 250 g filé mignon fresco (ou outra carne com pouca gordura)
– 1 gema de ovo
– 1 colher de chá de mostarda Dijon
– 1 colher de sopa de cebola picada
– 1 colher de sopa de alcaparras picadas
– 1 colher de sopa de pepino azedo picado
– 1 colher de chá de molho inglês
– 1 colher de sopa de ketchup
– Algumas gotas de molho Tabasco
– Sal e pimenta a gosto
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1 colher de chá de salsa picada
– 1 colher de chá de salsa estragão (opcional)
Corte a carne usando a ponta da faca em cubos pequenos.
Em uma tigela, misture a gema de ovo, mostarda Dijon, cebola, alcaparras, molho inglês, ketchup, Tabasco, sal e pimenta. Adicione o azeite, mexendo com um batedor.
Adicione a carne e a salsa. Ajuste o tempero.
Sirva com batata frita e uma salada.

Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>