Livro: Ovos – Michel Roux

imagem.aspx

O renomado chef francês (radicado na Inglaterra) Michel Roux publicou em 2005 um livro que em pouco tempo se tranformou em um bestseller da gastronomia mundial e traduzido em mais de 25 países.
Dividido em 12 categorias, escolhe apenas um ingrediente, o OVO, e faz sua ode. Mostra toda as suas possibilidades. São mais de 120 receitas, doces e salgadas, todas ilustradas e várias delas com passo a passo.

046154-michel-roux

Roux fala sobre os tipos de ovos, reúne curiosidades e informações básicas sobre o ingrediente. Há espaço para tudo, de ovos poches, mollet, fritos e mexidos a omeletes, sufles, cremes e musses. De receitas requintadas as mais simples. Este livro além de uma referencia importante e na minha opinião membro essencial na minha biblioteca de livros de cozinha.

Foi muito dificil escolher minha receita favorita então tomei a liberdade de colocar duas.

Ovos com presunto e avelã tostada, para 4 pessoas (página 116)

01-oeufs-cocotte-au-jambon

30g de manteiga
sal e pimenta moida na hoa
4 ovos
80g de presunto em cubos
4 colheres de sopa de creme de leite fresco
8 avelãs sem casca cortadas ao meio e tostadas

Pré-aqueça o forno 170graus. Unte com manteiga derretida quatro potinhos (ramequim) refratários. Tempere-os com sal e pimenta.
Cuidadosamente despeje um ovo em cada potinho. Espalhe os cubos de presunto, adicione uma colherada de creme de leite em cada um. Coloque para assar em banho maria por ceca de 10 minutos, a gema deve ficar mole mas a clara deve ficar firme e cozida (se preferir a gema mais dura cozinha mais um pouco).
Retire do forno, polvilhe as avelãs e sirva.

Flã de queijos parmesão e fontina, para 6 pessoas (página 125)

2 ovos
100ml de creme de leite
200ml de creme de leite fresco
100g de queijo fontina ralado
30g de queijo parmesão ralado
sal e pimenta moida na hoa
uma pitada de noz moscada
20g de manteiga amolecida

Quebre os ovos numa tigela grande e bata com o garfo, como um omelete. Adicione os cremes e batat até obter uma massa lisa. Adicione os queijos, misture, tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Preaqueça o formo 160graus. Unte 6 potinhos (ramequim) com a manteiga amolecidade e tempere com sal e pimenta. Divida a mistura dos ovos nos potinhos.
Asse em banho maria por cerca de 15 a 20 minutos. Os pequenos flãs devem ficar firmes nas bordas e levemente macios no centro. Retire do forno e deixe-os esfriar. Sirva morno ou ainda melhor, frio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>