Porquê você só deveria comer ovos caipira

Embora eu achar uma crueldade sem fim o que fazem com as aves confinadas, este não é um post sobre ética ou direitos dos animais.

Primeiro pra quem não sabe vou contar rápido a diferença entre ovos caipiras e ovos convencionais ou de granja.

content_Frango_org_nico_1

Ovos caipira: Pela legislação, as galinhas que produzem esses ovos devem ser criadas fora de gaiolas, ciscando livremente.

tao-diferentes-assim-01

Ovos convencionais ou de granja: são produzidos num esquema de produção industrial, em que as galinhas ficam confinadas e comem ração sem parar, sem se mexer dentro da gaiola.

Vamos ao fatos:

Mais Sabor

eggcompare

Nos ovos caipiras as galinhas têm acesso ao pasto . Isso significa que elas podem andar, comer grama, ervas daninhas e insetos. O que muda totalmente o sabor  de seus ovos se comparados as galinhas que se alimentam só de ração.

Mais vitamina D
Os ovos são um dos poucos alimentos naturalmente ricos em vitamina D.
Eles contem de 3 a 6 vezes mais vitamina D , do que os ovos convencionais.
A vitamina D tem o poder de combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores, ta bom ou quer mais?

Mais vitamina A
Ovos caipiras têm substancialmente mais vitamina A do que os ovos convencionais. A vitamina A pode ser obtido em nossas dietas via folhas verdes escuras … que é exatamente o galinhas ao ar livre comem!
A vitamina A é importante porque promove o desenvolvimento saudável dos dentes , ossos,  sangue, pele e visão. Ele também atua como um antioxidante e protege as células.

Mais vitamina E
Ovos caipiras possuem de duas a três vezes mais vitamina E do que seus primos ovos convencionais, graças à dieta de grama e insetos.
A vitamina E é um termo geral para oito diferentes nutrientes. Cada um destes tipos de vitamina E é um antioxidante solúvel em gordura, e é importante para cicatrização, proteger contra doenças cardíacas e ajuda na circulação sanguínea.

Mais caro
Sem hipocresia, eu sei que o ovo caipira ainda tem um preço bem mais elevado do que o convencional, mas a ideia aqui deste blog é sempre buscar ée usar menos ingredientes porem com qualidade superior. Uma boa receita começa com bons ingredientes. Se for necessário coma menos ovos, mas que pelo menos sejam de boa qualidade, com mais sabor e com seus níveis de vitaminas completos.

Fonte: Free Range , Jaula Livre , grassfed & More, learni.st

Tomates recheados com ovos “cocotte”

Tomate recheados com ovos

Ingredientes

  • 4 tomates grandes
  • 4 ovos caipiras
  • 200ml creme de leite
  • folhas de manjericão
  • sal
  • pimenta
  • um pouco de azeite

Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 graus.
2. Corte o topo do tomate como um "chapéu" (reserve para a decoração) e retire a polpa com ajuda de uma colherinha.
Em uma tigela, misture o creme de leite com o manjericão picado uma pitada de sal e pimenta.
3. Numa tigela, misture o creme de leite com ao menjericão picado, sal e pimenta. coloque os tomates em uma assadeira levemente untada com óleo. Recheie cada um com a mistura de creme de leite. Em seguida quebre os ovos dentro (1 ovo por tomate).
4. Asse por cerca de 15 minutos. Na saída do forno, decore com o chapeuzinho do tomate, sirva imediatamente!

 

mais receitas com ovos e 10 dicas para fazer eles brilharem aqui!

 

 

One Comment

  1. Pingback: Ovos Benedict - a melhor receita | Eu como sim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>