Gin: Historia e Drinks com o melhor amigo da tonica

Mas que raios é esse Gin, bebida tão adorada pelos amantes das noites sem fim? Pois o Gin é um álcool branco, destilado a base de cereais (como milho, centeio, cevada e trigo), que é depois destilado uma segunda vez com o zimbro, que lhe aporta o seu aroma e sabor peculiares.

O Zimbro, esse desconhecido das massas, nada mais é que o nome brasileiro dado a uma pequena fruta, também conhecida como genièvre (em francês) ou jenever (em holandes), dai a origem da palavra Gin.

O Gin foi inventado por um físico holandês no fim do século XVI e já no século seguinte veio sua consagração popular: primeiro na medicina e depois animando festas e consolando almas nos países baixos.

Sua expansão internacional veio no século XVII, durante a longa guerra anglo-neerlandesa,  graças a soldados ingleses que traziam de volta pra casa garrafas e belas historias dessa desconhecida bebida branca. Devido a sua facilidade de produção, a nova descoberta rapidamente se proliferou pelo reino unido. Estima-se que em 1720 25% das casas na Inglaterra produziam o seu próprio Gin artesanal.

No fim do século XVIII, o Gin já tinha se tornado popular em todas as colônias britânicas. E por volta de 1920, durante a Lei Seca americana, foi a vez dos Estados Unidos se apaixonar pela invenção do físico holandês. Devido a sua fácil produção o Gin proliferou-se como alternativa viável para os boêmios de um país que proibia sua população de molhar o beiço no fim do dia.

O Gin hoje é o álcool mais usado em coquetéis, e nomeadamente nos patrimônios da humanidade: Negroni, Martini, e claro, o Gin & Tonic. Alias, esse ultimo, ícone dos coquetéis, foi criado com objetivos quase medicinais por membros da Companhia Britânica das Índias Orientais que misturavam o Gin com a tônica, para suprirem suas necessidades diárias de quinina, que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. E você ai bebendo menos pra se cuidar…

Entre os principais países consumidores de Gin hoje se encontram obviamente a Holanda, a Inglaterra e os Estados Unidos. A Espanha também chama a atenção pelo boom recente nos últimos anos. O Gin & Tonic vem dominando bares e restaurantes no país das touradas e hoje é o drinque numero um por lá. Mas o maior consumidor mundial são as Filipinas, que consomem quase 50% de todo o Gin produzido no mundo. Agora você deve estar se perguntando como catzo o Gin foi parar nas Filipinas, não é? Pois é, isso eu ainda não descobri, mas volto aqui para contar!

 

Receita de Gin & Tonic pros que não estão de brincadeira

Ingredientes

2 doses de Gin

Água tônica

1 rodela de limão

Cubos de gelo

Modo de preparo

Coloque cubos de gelo em um copo grande e largo, adicione a dose dupla de gin e a rodela de limão. Complete com água tônica.

A rodela de limão pode ser substituída por uma rodela de pepino, por cascas de laranja, folhas de hortelã ou qualquer outro ingrediente que aporte um aroma e sabor diferenciados ao Gin.

 

Por Luiz Quevin

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>