Os 10 erros mais comuns que cometemos na cozinha e como evita-los

Se você está aprendendo a cozinhar ou faz isso há anos, é inevitável fazer erros na cozinha. Mesmo os bons cozinheiros e profissionais cometem erros. Erros podem acontecer quando estamos com pressa, um pouco preguiçosos, somos novatos ou por não sabermos que estamos errando.

Segue um post que visa lhe tornar um cozinheiro melhor simplesmente por evitar alguns dos erros mais comuns:

Erro 1: Não ler a receita inteira antes de começar a cozinhar.
É compreensível. Você está animado para começar a cozinhar, então você pega a receita e em seguida começa a cozinhar. O problema é que algumas receitas não estão escritas na ordem correta, ou então podem aparecer equipamentos que você não tem, ingrediente novos e aí.. Siga esta dica: Antes de fazer qualquer coisa, leia toda a receita, separe tudo que for precisar e imagine as etapas na sua mente.

Erro 2: Usar a tábua de corte de tamanho errado.
Claro, essas pequenas tábuas de corte são uma graça, mas para além de cortar algumas frutas ou servir uns petiscos, elas são tão úteis. Siga esta dica: Dê-se espaço para trabalhar. Tenha em mãos uma tábua de corte de um bom tamanho. Só assim você poderá trabalhar de uma forma limpa, eficiente e segura.

Erro 3: Usar a faca errada.
Antes de pegar uma faca pense sobre o que você vai cozinhar. Você irá picar algo pequeno, como o alho? Seus cortes serão curtos, precisos, longos, leves? Siga esta dica: Pense na faca de chef quando você for cortar uma carne, cortar legumes e picar ervas. Opte por uma faca menor para cortes preciso e pequenos como desossar uma ave ou cortar uma fruta. Pegue uma faca serrilhada na hora de cortar uma baguette, um tomate ou outros pães. Aprenda mais sobre facas aqui.

Erro 4: Trabalhar em uma cozinha bagunçada.
Não só você vai acabar trabalhando menos organizado e menos eficiente como também corre da contaminação cruzada de sabores e bactérias. Siga esta dica: Manter uma tigela de lixo ao lado de sua tábua de corte e limpeza irá ajudar bastante.

Erro 5: A adição de ingredientes em uma panela fria.
Na maioria dos casos, é melhor aquecer a sua panela e, em seguida, adicionar a gordura, deixar que ele esquente e em seguida adicionar a comida. (Há algumas exceções para esta regra, como quando for cozinhar bacon.)Siga esta dica: Alimentos nunca devem tocar a panela fria pois dessa maneira absorverão mais gordura do que o necessário.

Erro 6: Cozinhar a carne diretamente da geladeira.
Não importa se você está cozinhando carne de porco, frango ou peixe, ela nunca deve ir direto da geladeira para um forno quente ou grill. O resultado será um pedaço de carne que é cozido no exterior e mal cozida, ou mesmo cru, no centro. Siga esta dica: Tire a carne da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 15-20 minutos antes de cozinhar. Ao trazer a proteína à temperatura ambiente permitirá cozinhar mais uniformemente.

Erro 7: Não temperar alimentos enquanto você cozinha.
Esquecendo de temperar sua comida enquanto você cozinha vai deixar seu prato sem graça e desequilibrado. Siga esta dica: Trabalhe o prato durante o cozimento para trazer a tona seus sabores naturais.

Erro 8: A superlotação da panela.
Quando você aperta muita coisa em uma panela, não só a temperatura baixa como também junta muita umidade. O que resulta em um cozimento desigual. Siga esta dica: Use uma panela do tamanho certo para a quantidade de alimento que você está cozinhando. Quando você está cozinhando carne, certifique-se de nenhuma das peças estão se sobrepondo; deve haver espaço entre as peças. Considere o uso de uma panela maior, dois recipientes pequenos, ou, se necessário, trabalhe em lotes.

Erro 9: Não provar os alimentos enquanto cozinha.
Cozinhar sem provar é como escrever um livro sem fazer revisão. Siga esta dica: Prove o tempo todo.

Erro 10: Não descansar a carne depois de cozida.
Você está com fome e você está ansioso para comer, mas o bife (frango, porco, ou qualquer outra carne) necessita descansar para que fique mais suculenta e saborosa. Siga esta dica: Deixe a carne descansar em temperatura ambiente por pelo menos cinco minutos (cerca de 20 minutos para um frango inteiro), de modo que de tempo para os sucos se redistribuam em toda a carne. Ao invés de ver os sucos derramados na tábua, sua paciência será recompensada. Se você está preocupado com a carne ficar fria, cubra-a com um pedaço de papel alumínio.

Agora que você sabe como evitar os principais erros, leia este post para saber
as  10 coisas que você deve fazer antes de começar qualquer receita

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>