Livro: Jerusalém, Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi

475680_jerusalem-sabores-e-receitas-674175_L2De tempos em tempos virei aqui te contar sobre um livro que comprei ou ganhei. Como já contei aqui a estante é cheia, livros não faltaram. Se o livro for de receitas juntarei alguma que testei e possa recomendar. O livro da vez é o Jerusalem do Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi.

Jerusalem-Yotam-Ottolenghi-0-630x210

Ambos os autores, são nascidos em Jerusalém, Yotam, na parte ocidental – judaica e Sami na parte leste – Palestina. Eles se encontram e tornaram-se amigos em Londres, anos mais tarde resolveram escrever um livro dedicado às delícias culinárias da cidade. Publicado em Inglês em 2012,  traduzido para o português em 2014, em pouco tempo tornou-se um fenômeno internacional. Suas receitas mergulham numa mistura de  culturas e origens religiosas e geográficas (Persa, Libanesa, polonêsa, italiana, alemão, marroquina …) e também, nos seus gostos compartilhados (para vegetais, azeite, suco de limão, legumes recheado …). Jerusalém é uma viagem culinária, onde são mostrados muitos pratos tradicionais, alguns revisitados e adaptados mas sempre respeitando sua integridade cultutal. Há também belas imagens da cidade e seu povo o que nos permite, a distância, a atmosfera gastronomica que reina nas ruas. fotos livro jerusalem

O livro é dividido em dez partes (Introdução – vegetais – sementes e grãos – sopas – recheados – carnes – peixes – massas salgadas – doces e sobremesas – condimentos).

Selecionei uma das receitas que já fiz duas vezes de tão fácil e boa que ela é:

Salada de espinafre tamaras & amendoas (pag. 30) para 4 pessoas
1 colher de vinagre de vinho branco
1/2 cebola roxa em laminas finas
100g de tamaras cortadas em quatro
30g de manteiga sem sal
2 colheres de azeite
2 pães sirios rasgados grosseiramente
75g de amendoas trituradas
2 colheres de sopa de sumac
1/2 de pimenta calabresa
150g de espinafre baby (ou normal) lavado
1 colheres de caldo se limão
sal
Coloque no vinagre a cebola e as tamaras, junte uma pitada de deixe por pelo menos  20 minutos. Escorra o vinagre que sobrou e reserve. Aqueça a manteiga com uma colher de azeite numa frigideira e doure o pão a as amendoas por cerca de 4-6 minutos. Mexendo sempre para não queimar. Retire do fogo, junte o sumac, a pimenta e sal. Reserve para esfriar. Quando for servir, numa tigela grande, misture as folhas com o pão e as amendoas. Adicione a cebola e as tamaras, azeite, o caldo de limão e outra pitada de sal. Verefique o tempero e sirva imediatamente.

 

One Comment

  1. Pingback: Risoto de cevadinha com feta marinado | Eu como sim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>