Food Tour Shanghai Dim Sum, Hot Pot e Pato Laque

shanghai

Shanghai é feia. Pra começar é super poluída, tem um transito infernal, é barulhenta, todos os lugares parecem estar  abarrotados de gente. O que mais tem lá é shopping center, prédios comerciais ultra modernos e starbucks. Ela é a cidade mais ocidental da China mas ninguem fala ingles. Os taxistas não falam, no mercado ninguem fala, nos restaurantes raramente falam (mas pelo menos os menus tem foto).  Você se sente perdida, alérgica e desemparada.

Maaas, meu amigo… tudo isso vale a pena! sabe por que? Porque, putz grila, como se come come bem em Shanghai! Arrisco dizer que é o lugar do mundo onde eu melhor comi.

Seguem aqui os meus 3 endereços favoritos da cidade

1 – O Dim Sum

Dim sum significa “tocar o coração”. Nos restaurantes de dim sum você poderá encontrar de 150 tipos de 2.000 variantes possíveis. Sua origem é cantonesa e os chines comem principalmente no café da manha e no brunch dominical. A grande maioria deles é cozida no vapor, os chineses preferem evitar alimentos fritos na parte da manhã, e eles são servidos em cestas de bambu. Como todos pratos da cozinha chinesa estes tambem são feitos para serem comidos em grupos, sempre regados com grandes quantidades de chá. Há também deliciosos tipos de dim sum fritos, assados ​​e cozidos na aguá.  Suas massas  usam farinha de trigo ou de arroz e todas as variedades são recheadas. Seus recheios podem variar entre carne de porco, de boi, de frango, camarão, legume e ovos.

Capture d’écran 2015-12-03 à 11.21.06

Capture d’écran 2015-12-03 à 11.21.13

melhor lugar para comer Dim Sum em Shanghai:
Under Bridge Spicy Crab: 03-104 SOHO Plaza,
388 Madang Lu,
near Danshui Lu
马当路388号03-104座, 近淡水路

2- O Hot Pot

O Hot Pot é para os asiáticos o que o fondue é para os ocidentais.
Uma grande panela com algo borbulhante dentro. Ela é colocada no centro da mesa já pronta para receber alimentos. De carnes cruas passando por legumes, cogumelos, tofu, bolinhos de peixe e macarrão tudo pode ser cozido no Hot Pot.
Armado com seus pauzinhos, uma tigela e uma colher de filtro, você coloca os acompanhamentos dentro do caldo fervente, eles irão cozinhar e absorver todos temperos e sabores que estão ali dentro.
A receito do caldo pode variar o mais comum é um caldo a base de carne,  tomate, ervas e especiarias. Há sempre versões mais picantes (com a versão Schianesa) e mais as suaves (que utilizam tofu cremeso). Nos restaurantes, você terá a oportunidade de escolher dois caldos.

IMG_0888

 

Melhor lugar para comer Hot Pot em Shanghai:
Elixir / Wulao Hotpot: 2 Hengshan Lu,
near Taojiang Lu
衡山路2号甲香樟花园内, 近桃江路

 

3- Pato Laqueado

Tradicional da cidade de Pequin. A história deste prato remonta à dinastia Ming (1368-1644),  ou até antes, segundo alguns especialistas. Mas de qualquer maneira foi sob a dinastia Qing (1644-1911) que o pato laqueado tornou-se uma receita famosa, graças ao Imperador Qianlong, pois era seu prato favorito.

Cozinhar este pato da maneira tradicional necessita de tempo e experiência. Os patos são criados ao ar livre ao redor da capital e engordados por sonda com uma mistura de milho, cevada e soja durante os 65 dias que dura a sua criação, não é permetido que ela faça grandes esforços, isso ajuda a carne a se manter úmida. Quando o pato é abatido, uma incisão é feita para que através dela seja injetado ar e soltar a pele da carne. Em seguida, ele é rapidamente cozido e seco. Só depois disso feito  ele é laqueado numa mistura de mel, molho de soja, vinho de arroz e cinco especiarias. Após o laqueamento bem seco, ele será cozido novamente. Este cozimento é feito num forno a lenha o que da ao pato o seu sabor único.

IMG_0926

Tradicionalmente, o pato é apresentado inteiro para os clientes e será cortado atravéz de um método rigoroso ancestral. A carne é acompanhada por tiras de cebolinha, rabanete, pepino e um molho feito de ameixas. Todos esses ingredientes junto ao pedaço da carne do pato devem ser colocado dentro de pequenas panquecas de trigo. Enrrolados como um charutinho para só assim ser devorado. Numa mesma refeição voce pode fazer 5 a 6 charutinhos. No final lhe é trazido uma sopa feita com a carcaça do mesmo pato que você comeu, que segundo eles ajuda na digestão.

IMG_0930

Melhor Pato Laqueado em Shanghai:
Da Dong: Reel Mall,
5/F, 1601 Nanjing Xi Lu,
near Changde Lu
南京西路1601号越洋广场5楼, 近常德路

Se você é fanático por sobremesa a China não é o seu lugar.  Aqui após a refeição o que se come é fruta!

IMG_9187

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>