Bocuse em sua cozinha

livro bocuse

Este livro do Bocuse, chef/lenda da gastronomia francesa é uma bela aquisição para sua cozinha.

A maioria das receitas usam técnicas simples a intermediarias. E todas elas são bem explicadas no livro. São as mesmas técnicas ensinadas que aprendi na escola de cozinha francesa. É um livro que se aprende e cozinha ao mesmo tempo.

Ele é dividido em 9 capitulos principais: sopas, as entradas, um capitulo dedicado aos ovos, molhos, peixes e crustáceos, carnes e aves, legumes e verduras, arroz e massas e finalmente, sobremesa. Mas não é só isso logo no começo é arbodado a harmonização dos pratos com vinhos, dá conselhos sobre os equipamentos necessarios em qualquer cozinha. Fala sobre arrumação e manutenção. Sobre especiarias. Além de se apresentar e contar um pouco de sua trajetória que como costumo dizer, não é bolinho…

Este é o único livro do Bocuse que eu tenho e acho ele indispensável. A gente sabe quando o livro é bom quando ele fica todo sujo e lambusado, né não?

 

Segue uma das minha receitas favoritas.

Cenoura e nabo glacês
(não se deixe enganar pela simplicidade dos ingredientes, essa receita aqui é a mais pura essencia de la cuisine française)

64027348

400g de nabos pequenos (de boa qualidade)
400g de cenouras pequenas (de boa qualidade)
60g de manteiga
1 colher de açúcar
sal e pimenta

Coloque 2 1/2 litros de água com sal para ferver. Escolha de preferencia namos e cenouras do mesmo tamanho, voce tambem pode corta-los ao meio.
Descasque e lave-os rapidamente. Assim que água ferver, cozinhe-os por cerca de 8 a 10 minutos. Escorra bem. Derreta a manteiga numa frigideira de fundo grosso e assim que tiver quente, acrescente os legumes, mexa um pouco a frigideira para que eles se untem de manteiga e deixe cozinhar em fogo médio por 10 a 15 minutos, até que a água deles evaporem. Baixe o fogo. Sapique os legumes com o açucar e deixe dourar, mexendo a panela para vira-los enquanto caramelizam. Temepre com sal e pimenta do reino. Sirve imediatamente.

ps. você pode juntar a este receita: batatas, cebolinhas, chuchu…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>