Especial China: As 8 cozinhas Chinesas

Sempre quis ir pra China. Sempre a adorei a culinária chinesa. acredito que ela esteja entre as 5 melhores do mundo. Pra esta viagem a Shanghai me preparei lendo dois livros, um sobre a história da China Il Etait une fois La Chine e um outro sobre a gastronomia, o sensacional República Gastronômica da China.

image1-7

Ler estes livros me ajudou bastante a entender mais sobre a cultura chinesa e selecionar os restaurantes e comidinhas que gostaria de provar.

Passei 10 dias em Shanghai que  é uma cidade gigante e muito gastronomica. Não foi díficil achar exemplares de restaurantes de cada uma das 8 principais cozinhas chinesas. Não conegui testar as oito cozinhas, até porque quis repedir as provei e gostei muito. No proximo post contarei sobre o que comi.  Pois agora vou contar quais são essas 8 principais cozinhas e como elas se dividem.
Bom, sabemos a China é um país enorme. Os fatores que estabelecem a forma de cozinhar, os ingredientes principais e os temperos são complexos. Incluem a história de cada região, sua geografia, clima, recursos naturais e estilos de vida. Como regra geral, o arroz é alimento básico principal do sul da China, por ali ser mais quente e úmido e os bolinhos e macarrão são a marca registrada do norte, mais frio.

As 8 principais cozinha chinesas são: Shandong Cozinha, Guangdong Cozinha, Sichuan Cozinha, Hunan Cozinha, Jiangsu Cozinha, Zhejiang Cozinha, Fujian Cozinha e Anhui Cozinha.


Capture d’écran 2015-11-30 à 12.56.31

Sichuan Cozinha (川菜 Chuan cai)

A culinária de Sichuan é conhecida principalmente pelo uso intensivo de alho, gengibre, amendoim e pimenta. O uso abundante de pimenta em seus pratos,  causa uma sensação de formigamento e entorpecimento na boca. A fritura rápida é a técnica de cozimento mais utilizada.

Prato tipico representante: Mapo Tofu

mapo-tofu-hp

Shandong Cozinha (鲁菜 LǓ CAI)

Salgada e saborosa, a cozinha de Shandong tem como uma das técnicas principais de cozimento carnes assadas lentamente. Usa-se uma tonelada de chalotas (cebolas pequenas), cebolinha e alho. Shandong tem a história mais longa de todos os oito tipos de cozinha. A capital Pequim tem influencia desta cozinha e tem um prato principal caracterisco o pato laqueado. Esta era a cozinha tradicional servidas aos imperadores.
Devido à proximidade de Shandong ao mar, muitos de seus pratos mais famosos tem frutos do mar como o ingrediente central.

Prato Representante: Carpa agri-doce, Pato Laqueado

Capture d’écran 2015-11-30 à 13.52.54

Cozinha Guangdong (粤菜 Yue Cai)

Tambem podemos chamar de cozinha Cantonesa.
Na Guangdong técnicas como assar no vapor e rechear são muito usadas. Cozinha-se muito com vinho e é muito marcado pelo uso do sal. Porco, carne de boi, frango são as principais carnes da cozinha cantonesa. Não se ve muito peixe. Prato com língua de animais e caracóis são muito apreciados. Outros ingredientes largamente usados são os ovos, as  pernas de rã e a folha de lótus.

Os famosos dim sum são os carros chefes da cozinha de Guangdong.

Prato Representante: Dim Sum (早点 zǎo diǎn).

Dim-Sum

Cozinha Jiangsu  (苏菜 Su Cai)

A cozinha Jiangsu tem várias cidades representativas incluindo Shanghai e Nanjing.
Esta cozinha é marcado por seu tempero agri-doce. Leves e calmos para o estômago. O “红烧 (Hong Shao)” que  significa literalmente “refogada vermelho”, e é um método de cozimento que é dominante nesta região. Isso resulta em um sabor doce e salgado quase caramelizado.

Prato Representante: almôndegas vermelhas refogadas (红烧 狮子头 Hong Shao Shī zi Tou)

images

Cozinha Zhejiang (浙菜 Zhe Cai)

Esta é uma cozinha grande e diversificada que faz uso pesado de óleo e condimentos para proporcionar um sabor forte, Zhejiang Cuisine é única que usa técnicas como stir-fry. A região produz peixes de água doce e camarões, que são geralmente preparados fritos. O estilo de cozinha Zhejiang tem três subcategorias incluindo Hangzhou, Ningbo e Shaoxing. Hangzhou cozinha delicada que usa muito brotos de bambu, Shaoxing mercada pela utilização de aves, e Ningbo especializado em legumes bastante macios e muito salgados. ”

Prato Representante: Peixes de agua doce, (西湖醋鱼, XI hú Cù Yu)

Unknown

Cozinha Fujian (闽菜 Min Cai )

Fujian tem quatro características distintas: corte fino, sopas, temperos alternativos e culinária requintada.
Graças à sua proximidade com o mar, a cozinha Fujian tornou-se conhecida por suas sopas de frutos do mar frescos Chefs Fujianese  tendem a usar alcool em sua cozinha. Cogumelos e brotos de bambu tambem são ​​muito usados nesta cozinha.

Prato Representante: Sopa de peixes e frutos do mar (佛跳墙 FUO Tiao Qiang)

26e93f621313a52dd926af853c18a26d

Cozinha Hunan (湘菜 Xiang Cai)

Semelhante a culinária de Sichuan, a cozinha Hunan é quente, quente, quente. Pimentas e alho são dois ingredientes essenciais na cozinha Hunan. Também é conhecida por suas apresentações elaboradas e atraentes. A cozinha de Hunan contém mais de 4.000 pratos. A região também é bem conhecida por sua carne curada, tofu fedido, macarrão de arroz, carne de porco assada e hotpot.

Prato Representante: Frango ao General Tso (左宗棠 鸡 zuǒ Zong Tang jī)

maxresdefault

Cozinha Anhui (徽菜 Hui Cai)

Desenvolvido nas Montanhas Huangshan, a cozinha Anhui faz uso de uma abundância de plantas e animais selvagens. Os métodos de cocção mais utilizados são o vapor, assados e refogado, por isso, Anhui é uma cozinha tipicamente mais leve no sabor em comparação as outras cozinhas chinesas. Bolinhos de ovos, broto de bambu, tofu e ganso são  populares nesta cozinha. Os chefs aqui utilizão muito presunto como tempero e açúcar nos doces.

Prato Representante: Rã com cogumelo (清蒸 石鸡, Qing Zheng shí jī)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>